Corra por sua vida em Zurvivors!

“Zurvivors é um jogo que vai desafiar seus medos e te colocar no meio de uma cidade tomada pelo apocalipse zumbi. Você e seus amigos terão apenas algumas horas para fugir e serem resgatados ou acabarão tomados pela grande horda e deverão ajudar seus novos companheiros… zumbis!” – Verso da caixa do jogo

zurvivorscaixa1

Zurvivors é um jogo brasileiro criado pelo estúdio paulista Gamehives e de autoria de Fábio Arraes e Bruno Viana, com as artes de Fábio Arraes (Fury of Gods). Este é um jogo ainda em fase de protótipo final que precisa do seu apoio na campanha de financiamento coletivo!

Clique aqui e visite a campanha no Catarse!

Mecânicas
– Seleção de cartas
– Movimento em grades
– Toma essa
– Jogadores com diferentes habilidades

De forma resumida, em Zurvivors os jogadores querem fugir de um horda de mortos-vivos, ou zumbis, que chegaram de repente na cidade em que estão dentro do jogo. Para isso, as poucas horas que o grupo tem para escapar precisam ser usadas com muita sabedoria, pois o tempo urge e o helicóptero de resgate vai chegar em breve!

zurvivors_componentes1
Componentes do protótipo

Cada sobrevivente possui uma habilidade especial e uma mochila para itens e armas, além de um objetivo pessoal e uma carta de recompensas. O jogo acontece em seis rodadas (ou “horas” dentro do jogo), onde os jogadores vão precisar formar uma das três combinações das suas cartas de objetivo para conseguir avançar rumo ao ponto de extração. Para formar essas combinações é necessário baixar cartas com os símbolos que estão nas cartas de objetivos.

zurvivors_objetivo1
Exemplo de objetivo cumprido

Uma vez feito isso, através da mecânica de drafting, as combinações de símbolos ativam certas ações nas cartas de recompensas, como tirar itens dos oponentes por exemplo. Porém acima das cartas de recompensas, existe a carta de fuga de cada jogador que permite avançar seu personagem rumo à salvação ou atrapalhar os oponentes nessa corrida.

zurvivors_setup1
Setup

Se o pior acontecer, ou seja, um dos jogadores se tornar um morto-vivo ao ser alcançado pela horda, então este(a) jogador(a) não sai do jogo, mas se torna um morto-vivo com o objetivo de devorar os demais oponentes! Inclusive, cada personagem em sua versão morta-viva tem uma habilidade diferente também!

A partida termina quando um ou mais jogadores alcançam a carta para fugir da cidade (existem boas regras de desempate) ou então quando a horda de mortos-vivos conseguir devorar todos os sobreviventes!

zurvivors_personagens1
Personagens

Considerações finais
Esta é uma pequena e compacta joia brasileira, um título para grupos que funciona bem em qualquer número de jogadores. Zurvivors é um jogo de corrida essencialmente onde cada um precisa saber a hora certa de avançar e recuar, sem nunca tirar da mente o objetivo final do jogo.

A arte e produção do protótipo final ficaram muito boas, mas o destaque fica pela arte cartunesca muito bem feita. E o melhor de tudo é que é um jogo brasileiro com arte brasileira também!

O manual é conciso e as regras parecem bem encaixadas. A ideia de ter que baixar uma carta de fuga e ativar recompensas cria algumas escolhas interessantes durante a partida, mesmo que, em alguns momentos, deixe brecha para uma demora de turno maior.

Claro que o tema do jogo em si é muito conhecido e explorado no mercado, porém o jogo tem boas mecânicas o suficiente para ter espaço na coleção de jogos leves e familiares. A simplicidade também pode desagradar os mais exigentes.

Pontos positivos
– Simples e fácil de jogar
– Linda arte brasileira
– Mecânica de drafting bem aplicada

Pontos negativos
– Turnos podem demorar um pouco