Resenha – Loot

“Em Loot, os jogadores buscam reunir muito ouro. Para isso, saqueiam navios mercantes que se arriscam nesses mares. Disputas intensas vêm por aí…” – Página oficial do jogo

lootcaixa1

Loot é um jogo criado pelo veterano alemão Reiner Knizia em 1992 pela editora AMIGO. Muitas edições depois, este jogo chegou ao Brasil em 2016 pela editora Geeks ‘n Orcs com uma arte renovada e maravilhosa da Kami Queiroz.

Agradecimentos divinos à editora Geeks ‘n Orcs iniciando nova parceira!

Mecânicas
– Gestão de mão
– Leilão
– Jogo em equipe
– Vazas/Truques

Em Loot todos os jogadores precisam fazer pontos atacando os navios que são jogados na mesa pelos seus oponentes. Para isso é necessários disputar os navios mercantes, que dão pontos, através de navios piratas!

No turno do(a) jogador(a) é possível umas das ações: baixar uma carta de navio mercante, começar a atacar um navio que já esteja na mesa, aumentar o poder de ataque em alguma disputa ou comprar uma carta para compor a mão de cartas.

loot_componentes1
Componentes

Resumidamente, um navio mercante dá pontos aos jogadores. Atacar um navio mercante é feito através de cartas de piratas que são jogadas em cada navio separadamente (seja dos oponentes ou aquele que tenha sido baixado por si mesmo). Por fim, aumentar o poder de ataque significa adicionar mais cartas da mesma cor ao ataque de um navio mercante qualquer.

lootmercante1
Cartas de navios mercantes

As disputas por navios mercantes são baseadas nas cores presentes em jogo. Existem quatro cores de piratas em Loot (azul, amarelo, vermelho e verde) e uma vez que um(a) jogador(a) entre em uma disputa com um pirata azul, por exemplo, não é possível aumentar o poder de ataque usando cartas de outras cores naquele navio. Vale ressaltar que é possível usar cores de ataque diferentes em navios mercantes diferentes, além de usar cartas especiais do capitão pirata no combate.

lootcartas1
Piratas e seus capitães

Ganha a disputa pelo navio mercante aquele que conseguir ter o maior poder de ataque quando a rodada voltar para o si e ao final da partida o jogador com mais pontos em navios mercantes vence! Cuidado com a carta do Almirante: ela derrota todos os piratas!

loot_almirante1
Almirante

Considerações finais
Este é um dos grandes clássicos de Reiner Knizia na Europa, tanto por ser um jogo antigo quanto por ser um título reeditado diversas vezes, também em diversos países. Um clássico focado na mecânica de “tome essa” que certamente diverte sem ser chato.

Normalmente jogos com mecânica citada costumaram demora um bocado, como a exemplo de Munchkin. Em Loot, a simplicidade de atacar ou comprar uma carta reduz drasticamente essa demora, o que torna o jogo algo descontraído e rápido. Aliado à ausência de idioma, também é atraente para público novatos e família.

O jogo é suficientemente simples em suas regras e pode ser jogado em até 8 jogadores usando regras onde se formam duplas. Essa mesma simplicidade pode não agradar a todos, porém este é um jogo honesto com um excelente valor de compra e que merece espaço em qualquer coleção!

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil
– Ótimo filler para grupos médios e grandes
– Linda arte brasileira

Pontos negativos
– Simplicidade de regras pode desagradar