Force sua sorte no Japão feudal em Age of War

“(…) Para unificar os clãs mais uma vez, um líder deve se sobressair acima do resto. Você será esse líder?” – Verso da caixa do jogo

ageofwarcaixa1

Age of War é um pequeno jogo do veterano Reiner Knizia (Modern Art) lançado em 2014. Age of War, por sua vez, é uma reimplementação de um antigo jogo do mesmo autor chamado de Risk Express. O jogo conta com as artes de Simon Eckert (Citadels) e Tony Foti (Mansions of Madness).

No Brasil este jogo foi lançado recentemente pela Precisamente Jogos que já foi citada no blog! Visite o site da editora e adquira o seu!

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Rolagem de dados

Age of War os jogadores se encontram um Japão feudal lotado de guerras internas disputando territórios e poder. Os clãs japoneses querem demonstrar sua supremacia e para isso precisam conquistar castelos inimigos para si.

ageofwar_componentes1
Componentes

No sua vez, o(a) jogador(a) escolhe uma carta de castelo para atacar, pega todos os dados do jogo e verifica se pode alocar um ou mais dados em uma das linhas com diferentes faces na carta de castelo: katanas, arqueiros, cavaleiros ou samurais.

ageofwar_dados1
Faces dos dados

A cada rolagem de dados, onde se começa rolando todos, se um resultado dos dados puder ser alocado na carta de castelo preenchendo toda uma linha (ou seja, mais de um dado pode vir a ser alocado), então aquela linha deve ser preenchida. Entretanto, se nenhum resultado dos dados puder ser aproveitado, então um dado é descartado e os demais são rerolados. Isso se repete até que todas as faces na carta escolhida sejam preenchidas ou até que todos os dados sejam descartados.

ageofwar_exemplo1
Exemplo de alocação de dados

Vale lembrar que, uma vez que um castelo é atacado, não se pode trocar de carta de castelo. Além disso, é possível atacar castelo capturados dos oponentes, desde que o oponente ainda não tenha todas as cartas de castelo da mesma cor. Uma vez que todas as cartas da mesma cor forem capturadas pelo(a) mesmo(a) jogador(a), então esse conjunto fica fechado e imune a ataques dos oponentes.

A partida se desenrola desta forma até que todos os castelos no centro da mesa tenha sido capturados e ganha quem tiver mais pontos!

ageofwar_castelos1
Conjunto de castelos valem mais pontos

Considerações finais
Age of War é um jogo pequeno e muito bacana que oferece diversão na medida da caixa e de forma honesta. É um ótimo passatempo, vale o espaço em qualquer coleção.

Reiner Knizia é um veterano em criar jogos familiares e fillers de forma inteligente. Com o tema aplicado, Age of War se algo um jogo bom, bonito e barato e também com uma ótima arte.

Por envolver sorte (basicamente, um jogo de dados), isso pode não agradar alguns. Não existe outra forma de mitigar a sorte a não ser rolando todos os dados possíveis e alocando aqueles que forem mais raros (espadas existe em maior quantidade), portanto isso pode desagradar alguns.

A versão brasileira é a mesma da Fantasy Flight Games, o que é garantia de componentes de alta qualidade!

Pontos positivos
– Regras fáceis
– Jogo honesto que entretém facilmente
– Caixa pequena cabe em qualquer coleção

Pontos negativos
– Alta sorte pode desagradar alguns