O segundo Diversão Offline SP e suas novidades

Com o encerramento da sexta edição do Diversão Offline, segunda vez em São Paulo, a produtora Geek Carioca produções bateu diversos recordes ainda a serem divulgados, porém, o principal deles, é a venda de todos os ingressos de ambos os dias de evento. Pouquíssimo tempo depois do anúncio na prévia divina aqui no blog, os ingressos do segundo dia haviam sido esgotados.

Obviamente com isso o evento tinha muitos, mas muitos jogadores. Gente para todos os lados, em todos os estantes, em quase todas as mesas. O local para abrigar tamanho evento foi novamente o Centro de Evento São Luis que possui amplo espaço para estandes e circulação, além de boa acústica e ar condicionado. Infelizmente, só existia um bebedouro para tanta gente.

Portando, vamos às novidades!

doffsp2019_geral1
Vista geral para até o fundo do evento

Novas editoras, novos jogos
O ponto alto do evento foi certamente a novidade em termos de empresas chegando no mercado. O retorno da Funbox editora foi marcado pelo relançamento de uma nova versão melhorada e mais clara em cores do sucesso nacional Pablo. Inclusive, planos para expansões já estão em andamento. Além de Pablo, outros jogos brasileiros ainda serão lançados pela editora paulista futuramente e no evento estavam a mostra o infantil e divertido A lebre e a tartaruga e o futuro lançamento Carnival Zombie que virá em sua segunda edição com miniaturas e mais conteúdo de jogo.

Vale também lembrar que a Flick Game Studio, a Imagine Jogos e a Dijon Jogos estavam bem próximos  com seus estandes físicos no evento. Do lado de fora, parecia um mega estande amarelo, cor de ouro, cor de sucesso!

doffsp2019_funbox1
Editoras bem próximas

Por “falar” em jogos, a nova editora carioca Imagine Jogos trouxe seu primeiro futuro lançamento, ainda sem data prevista, o Bode of War: jogo simples de cartas, porém muito, mas muito inteligente. Típico jogo que se joga em bar, em churrasco de família e com amigos em eventos. Será abordado em outra postagem divina de forma mais completa.

doffsp2019_imaginejogos1
Bode of War da nova editora Imagine Jogos

A primeira aparição da nova Grok, grupo formado pelos profissionais da Mandala e Ludofy, foi um sucesso de acordo com os diretores das empresas envolvidas. O estande realmente estava cheio nos dois dias de evento com muitas demonstrações e a presença fantástica de Luis Brueh, autor da saga Dwar7s Outono e Inverno. E sim, o primavera vem por aí, mas ainda sem datas definidas!

Por fim, a Precisamente chegou com seus lançamentos, Age of War e Happy Hour, sendo este último um jogo brasileiro de Gustavo Barreto (Don Capollo, Tinco, Dark City). A editora foi muito inteligente em colocar em seu estande uma “máquina” de vendas para a compra dos seus títulos ou ainda de uma surpresa por meros 2 reais. O Divino adquiriu uma máscara do Homem-aranha que será usada em muitas brincadeiras e jogatinas!

doffsp2019_precisamente1
Precisamente e seu estande de vendas com surpresas à direita

Editoras, promoções, atrações e eventos
Nesta edição algumas editoras, senão todas, tiveram atrações, promoções ou eventos diferentes para chamar a atenção do público em geral. A Galápagos como sempre trouxe diversas novidades, porém nesta edição também veio com novidades já aguardadas pelos jogadores: a 5ª edição do RPG Dungeons & Dragons (chega em breve ao Brasil), mesas ininterruptas do lançamento recente Keyforge, um King of New York gigante e um Railroad Ink de parede, além de um mini estúdio de tatuagem com preços atrativos e profissionais fantasiados para animar e chamar o público. Como sempre, a editora trouxe diversos lançamentos ainda para esse ano.

doffsp2019_galapagos1

A PaperGames trouxe dezenas de descontos muito bons para os jogos do seu catálogo, inclusive no mapa do visitante, além de um versão print-and-play exclusiva do jogo Kingdomino para o evento. Além de também chamar a atenção para o seu estande com uma rainha fantasiada para promover seus jogos, a editora mostrou diversos lançamentos para este ano e para o ano que vem também. Destaque para a expansão do jogo Oh my goods e 

doffsp2019_papergames1
Destaque de Kingdomino: Duel e demais lançamentos da editora. Foto: Playing Season/Meeple Divino

A Geeks ‘n Orcs trouxe seu catálogo completo, inclusive com as novidades Valente e Futboard, duas campanhas de financiamento coletivo de sucesso e o melhor: ambos os jogos são brasileiros. Além disso, uma cabine interativa e parceria com iniciativas e produtos de RPG estavam lá com a editora que também trouxe o autor Zé Roberto do Futboard.

Não se pode esquecer do Jenga gigante que a Mitra leva em todos os eventos: diversão para todas as idades em versão gigante! Também nessa edição do evento a editora lançou um carrinho com sua Enciclopédia de Jogos, o Totem mitra, um móvel de madeira de qualidade e já pronto que expõe até 50 jogos (ótima decoração para a sala de estar), além dos lançamentos na feira Shogui e a série de Jogos de decisão com base no livro de José Stein. Muita coisa boa em madeira!

doffsp2019_mitra1
Totem Mitra e lançamentos

Palestras, lojas e demais
Para essa sexta edição, segunda na terra da garoa, a produtora Geek Carioca criou um evento com palestras mais focadas em desenvolvimento de jogos, conteúdo e RPGs em geral. Profissionais do mercado e geradores de conteúdo foram convocados a falar sobre criação independente de jogos de mesa, desenvolvimento de títulos, projetos sociais e vivências no exterior em geral. Infelizmente, o blog Meeple Divino não foi convidado a fazer parte do grupo de palestrantes, mas quem sabe São Meeple não convoca numa próxima edição?

Nessa edição também foi possível verificar uma diminuição na quantidade de lojas presentes no evento, o que é bacana para o público em geral. Menos lojas, mais editoras e também mais empresas que lidam com outros produtos nerds e geeks em geral como quadrinhos, miniaturas e acessórios.

Por fim, como sempre, o Diversão Offline novamente demonstra ser o maior e mais importante evento de jogos de mesa do nosso país. Lançamentos diversos, promoções interessantes e muita gente bacana. A cada edição é possível o mercado crescer cada vez mais. Sucesso! Até o DOFF RJ!