Resenha – Postcard Cthulhu

“Este cartão postal é um jogo completo para 1-6 jogadores. Ele representa a épica luta de um corajoso grupo de investigadores para adiarem o despertar de Cthulhu!” – Versão do cartão

postcardcaixa1

Postcard Cthulhu é um micro jogo de Joseph Limbaugh lançado em 2014 e com a arte de Kristen Immoor. O jogo pertence à uma pequena série de micro jogos em formato de cartão postal criada pelo autor. No Brasil foi lançado pela Mandala Jogos em 2016.

Mecânicas
– Alocação de trabalhadores
– Cooperativo

Postcard Cthulhu é um micro jogo em formato de cartão postal (e apenas isso) onde os jogadores são pesquisadores tentando adiar a vinda de Cthulhu para o nosso mundo.

postcard_componente1
Cartão postal, único componente

A fim de atingir esse objetivo, o jogo usa moedas que devem ser providenciadas pelos jogadores. O tipo de moedas utilizadas não é importante. Para jogar é necessário lançar uma moeda ao ar para ver se o resultado é cara ou coroa.

Cada jogador em seu turno lança algumas das moedas disponíveis em sua mão para determinar onde eles são capazes de alocar as mesmas. Então, eles colocam uma moeda no mapa e isso ativa a habilidade especial deste local específico permitindo que os jogadores consigam mais moedas, virem as faces ou movimentem as mesmas no mapa ao longo das setas.

postcard_verso1
Verso

Em cada turno, Cthulhu pode roubar moedas dos jogadores ou preencher a trilha de Carcosa, o que limita a quantidade de moedas na mão de todos os jogadores.

Os jogadores ganham se eles conseguirem obter três “caras” em dois locais específicos do tabuleiro e Cthulhu ganha se ele roubar moedas suficientes dos jogadores ou ainda preencher por completo a trilha de Carcosa.

Além de diferentes níveis de dificuldade, o jogo também possui uma variante bastante interessante que o torna semi cooperativo: um dos jogadores assume o papel de Cthulhu, onde pode lançar moedas nos espaços destinados ao vilão do jogo. Adicionado a isto, Cthulhu também pode relançar qualquer número de moedas uma vez antes de resolver todos os efeitos possíveis.

postcard_partida1
Exemplo de partida

Considerações finais
Um micro jogo com bastante coisa para se fazer: este é Postcard Cthulhu. Um jogo com apenas um cartão postal e algumas moedas faz bastante coisa no tabuleiro com poucas ações.

Existe algum tema no jogo, porém acima de tudo por ser um micro jogo deve-se considerar que a experiência é leve em termos de jogabilidade e tema. Ainda assim, a proposta do jogo é bastante “encorpada” para uma partida micro e as decisões de onde e para onde as moedas devem ir são interessantes.

A falta de moedas ou fichas para se jogar pode ser um problema para quem é o dono do jogo, porém isso é o que a maioria dos jogos micros ou PnPs propõem. Não necessariamente seja algo ruim, até porque o custo de Postcard Cthulhu é muito, mas muito baixo para compra.

O tema é bem aplicado para um jogo micro e leve. A arte é muito bem feita.

Por fim, Postcard Cthulhu ainda funciona como um cartão postal de verdade e entrega uma diversão pequena em uma partida rápida, de forma honesta. Não há muito o que dizer além disso.

Recomendação de moedas: Cthulhu Coins lá fora e Moedas e Co. aqui no Brasil. Também é possível usar dados com lados “ímpares” e “pares”.

Pontos positivos
– Simples e rápido
– Partida curta, mas interessante

Pontos negativos
– Sorte ao usar as moedas e seus lados