Resenha – Ninja Camp

“Diversos animais treinaram artes marciais para se tornarem ops aprendizes do Sensei Saru, mas somente o melhor no desafio de Ninja Camp será escolhido.” – Caixa do jogo, versão da Meeple BR

ninjacamp_caixa1

Ninja Camp é um jogo de Adam E. Daulton, uma reimplementação de um antigo jogo do autor, e conta com as artes de Chris Byer e Jacqui Davis (Viticulture). Originalmente lançado em 2016, o jogo chegou ao Brasil em 2017 pelas mãos da Meeple BR editora!

Resenha feita com base na versão brasileira do jogo. Agradecimentos à editora pela parceira!

Mecânicas
– Gestão de mão
– Jogadores com diferentes habilidades
– Tabuleiro modular

Ninja Camp traz animais artistas marciais e os coloca uns contra os outros em um treino de exercícios onde o melhor irá tornar-se o aprendiz pessoal do Sensei Saru. Cada jogador começará com duas cartas, cada uma representando uma habilidade ninja, e procuram caminhar pelo tabuleiro adicionando novas habilidades enquanto deixam poucas opções de movimentos para seus companheiros. Cada jogador também possui uma habilidade única que pode ser usada apenas uma vez por jogo em sua carta de personagem

ninjacamp_componentes1
Componentes

Cada um na sua vez pode passar ou jogar uma carta de ação da mão. As ações permitem, basicamente, caminhar sobre o tabuleiro modular formado por cartas… Muitas cartas! A cada vez que um(a) jogador(a) se move em Ninja Camp, ele(a) pega a carta de onde partiu e coloca na sua mão para ser jogada.

ninjacamp_personagens1
Personagens

Além do movimento, o(a) jogador(a) realiza a habilidade da carta de onde partiu também: coleta a carta e realiza a habilidade da mesma, indo para outra carta. A movimentação se dá através do meeples de ninjas (pequeno bonecos) que cada jogador possui. Essas cartas também podem conter novas regras de movimento temporárias.

ninjacamp_mesa1
Jogo para dois jogadores

O jogo acaba quando não for mais possível se mexer. Nesse momento, na sua vez, cada um que passar sua vez está fora da partida. A pontuação se dá através das cartas de habilidades que são coletadas durante a partida.

ninjacamp_pontos1
Exemplo de pontuação

Considerações finais
Ninja Camp é essencialmente um jogo filler, pequeno, portátil, mas demora um bocadinho mais demorado que boa parte dos jogos leves que se encontra no catálogo nacional.  Um jogo simples e de regras simples, mas proporciona diversão conforme sua duração de tempo e que tem ótimo valor de compra (barato!).

A ideia de movimentação em grade e também o tabuleiro modular com cartas são sensacionais para o tema de treinamento e habilidades ninjas. Apesar de simples, a aplicação do tema foi bem pensada e bem feita. Uma ótima escolha da Meeple BR em trazer esse título da Action Phase games.

Por fim, o jogo quebra a ideia de ser repetitivo justamente por ter cartas com habilidades diferentes, permitindo diversas escolhas e táticas também diferentes. Entrega o que promete na caixinha. Cuidado com as armadilhas!

Pontos positivos
– Jogo fácil de ensinar e jogar
– Divertido e com ótimo custo
– Habilidades e personagens diferentes para se jogar diversas vezes

Pontos negativos
– Nenhum