Uma visão geral (e divina!) de Mage Knight: Edição definitiva

Mage Knight é um jogo de 2011 criação do tcheco veterano Vlaada Chvatil e que em 2018 foi reimplementado em um nova edição. Originalmente o jogo base contava com três expansões separadas que agora foram todas colocadas na mesma caixa da edição nova chamada de “edição definitiva” no Brasil (Galápagos editora) e “Ultimate edition” no mercado internacional.

mkgeral_componentes1
Componentes em disposição

Além das expansões, a nova edição do jogo conta com 5 cartas promocionais e também um manual reformulado com um texto voltado para um entendimento mais rápido das regras do jogo.

Na história do jogo houve uma explosão de magia e abertura de um portal mágico que potencializou todo o nível de magia no mundo e agora facções que até então aterrorizam cidades pequenas e o interior estão se espalhando com força, através de morte e caos em diversas partes de um reino medieval. Nesse tempo, surgem os Cavaleiros-Magos que possuem força mágica e física extraordinárias e conseguem derrotar poderosos inimigos com facilidade. O jogador é um desses Cavaleiros-Magos ou, no original, Mage Knights.

mkgeral_miniaturas1
Todas as miniaturas do jogo

As expansões que antes não integravam o jogo em um só produto – The Lost Legion, Krang e Shades of Tezla – agora trazem mais conteúdo em uma única compra, ainda que em um valor alto. Porém, antes dessa nova edição, também não era nada barato comprar todos os quatro itens separadamente –  e somente era possível comprar importando.

Nessa nova edição também existe o organizador de plástico da versão anterior, porém agora já preparado para armazenar todos os componentes do jogo, principalmente as preciosas miniaturas. Pasmem: também cartas com sleeves comuns (premium não encaixa). Entretanto com tantos componentes, manuais e ainda um organizador, há de se imaginar uma caixa grande para a edição definitiva e esta possui volumosos 36 cm de altura por 36 cm de largura, além, de 14 cm de profundidade, bem maior que, por exemplo, Tail Feathers ou o gigante Ticket to Ride de aniversário, ambos da mesma editora. Haja espaço no armário para guardar o “joguinho”!

mkgeral_caixa1
Comparação de tamanho com Ticket to Ride edição de aniversário

Quanto ao seu conteúdo, Mage Knight não teve mudanças drásticas nas regras, salvo uma reformulação para melhor entendimento, e seus componentes foram numerados para facilitar o uso das expansões da forma que o usuário desejar jogar.

Por fim, sobre as expansões:

  • The lost legion: Acrescenta uma nova heróina, Wolfhawk, assim como um novo inimigo poderoso, o General Volkare. Também acrescenta novos itens, novas unidades básicas e avançadas e localizações, além de cenários e regras para até cinco jogadores (jogo base vai até 4).
  • Shades of Tezla: Acrescenta um novo herói, o druida Braevalar, assim como novas facções para os jogadores enfrentarem, novos cenários e regras variantes em geral.
  • Krang: Um novo herói, o orc xamã Krang, assim como os itens para se jogar com o novo herói.

Nesta nova edição também existem 5 cartas promocionais novas com a nova mecânica de cartas com duas cores e que podem ser acionadas de maneiras diferentes, além de um novo artefato.

mkgeral_promos1
Cartas promocionais da Edição definitiva

No total os jogadores podem escolher dentre 7 cavaleiros para jogar, além de diversos cenários com dificuldades e modos de jogo diferentes. Em uma visão geral, uma ótima nova edição. Mas será que é um jogo para todos terem na coleção? Jogue antes de comprar!