DOFF 2023: Uma tonelada de alimentos, dez mil pessoas e 57 marcas

O Diversão Offline (Doff), o principal evento de RPG e jogos de tabuleiro de toda a América Latina, encerrou sua oitava edição com um incrível sucesso e um gesto de solidariedade. Em contato com a assessoria de imprensa e diretoria do evento, as informações abaixo estão aqui também os leitores do blog divino.

Afinal de contas, não é porque não fui no evento que não posso pesquisar e postar sobre, né?

DOFF 2023_0012
Foto: Diversão Offline

Durante o evento a comunidade se uniu na doação de alimentos para a ONG Banco de Alimentos de SP para ajudar quem está em situação de insegurança alimentar, além de garantir uma meia entrada divina para os dias do Doff. Essa boa ação resultou em mais de 1,5 tonelada de alimentos que foram direto para o Banco de Alimentos!

O evento, realizado nos dias 10 e 11 de junho de 2023, reuniu cerca de 10 mil pessoas ao longo de apenas dois dias transformando o espaço de eventos Pro Magno, em São Paulo. Mais de 57 marcas renomadas do setor em geral estiveram presentes ocupando uma área total de 6.650m², desde as já conhecidas Mosaico Jogos, Grok, Devir, Mitra e tantas outras, o evento recebeu empresas especializadas dentro do mercado como Smooth 3D, Kimeron e NerdBruto. Isso tudo resultou em workshops básicos até aulas sobre técnicas de pintura de pele humana.

DOFF 2023_0003
Foto: Diversão Offline

A famosa área de protótipos também chegou com novidades, contando novamente com o apoio do Catarse e da Cordilheira Games. Ao todo, a área recebeu mais de 38 profissionais, que atuaram no processo de avaliação dos protótipos inscritos. Além disso, a edição pela primeira vez recebeu inscrições de protótipos em RPG.

Não se pode deixar de lado que que o Doff também foi o palco para receber painéis com os convidados internacionais de divina importância: Tom Vasel famoso apresentador do The Dice Tower; Reiner Knizia, um dos maiores game criadores de jogos de tabuleiro com mais de 700 títulos lançados e Kenneth Hite, um dos principais nomes em RPG do mercado internacional.

DOFF 2023_0789
Tom Vasel. Foto: Diversão Offline

Sobre o Diversão Offline
Surgiu pequeno em 2015 no Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar o grande movimento do mercado nacional de jogo de mesa (saudade!). A iniciativa nasceu também do desejo pessoal dos idealizadores de criar um ambiente atrativo, confortável e de qualidade para os fãs de jogos e apaixonados pela cultura nerd. Hoje em dia o mega evento é gerenciado pela produtora FS Produção e Marketing e já é considerado como a maior feira do segmento na América Latina e comandada por uma mulher, Fernanda Sereno, a divina diretora. Caminhando para a segunda edição, o evento se firma como Convenção agregando ainda mais empresas e estreitando o contato com o público. Em 2017, o Doff realizou pela primeira vez uma edição com dois dias de duração, atraindo mais de 2900 pessoas e a atenção da mídia.  Em março de 2018 o evento estreou em São Paulo, onde reuniu 30 marcas e 4.900 pessoas em dois dias. Em setembro de 2018, uma nova edição em solo carioca reuniu mais de 3.500 pessoas. Em 2019, a edição paulistana atingiu a marca de 5.500 pessoas. A edição realizada em 2022, marcou o reencontro após as restrições da pandemia do COVID-19, recebendo mais de 7 mil pessoas. Já na edição deste ano chegou a marca de mais de 10 mil pessoas!