Os feijões coloridos de Bohnanza

Bohnanza foi o primeiro hit de sucesso do alemão Uwe Rosenberg lançado originalmente em 1997 na Alemanha pela editora AMIGO, uma das maiores do mercado europeu até hoje. Dali para cá o título já esteve no Brasil antes com a Copag em 2013 e retornou ao país em 2017 com uma edição revisada e com a promocional “Feijão Curinga“.

Agradecimentos a editora PaperGames pelo envio do jogo de sucesso!

bohnanzacaixa

Mecânicas
– Gestão de mão
– Colecionar componentes
– Negociação

Bohnanza é um jogo de plantar feijões, aumentar a plantação e depois colher feijões para assim ganhar pontos. Um jogo bem simples de colecionar tipos diferentes de feijões nas plantações de cada jogador, o que gera dinheiro e pontos de vitória ao final da partida.

bohnanza1

Cada partida é dividida em fases distintas: a primeira fase é a de plantar, onde cada jogador deve colocar em seu “campo de feijões” de 1 a 2 cartas de feijão da sua mão obrigatoriamente. A segunda fase é a de abrir duas cartas na mesa para ou plantar ou então engajar na terceira fase que é a de negociação das cartas com os outros jogadores. Por fim, cada um na sua vez somente compra 3 cartas que vão direto para mão.

A fase de plantar tem um foco em aumentar a coleção de componentes. Essa “coleção” nada mais é do que aumentar a fila de feijões plantas para cada jogador. Quanto mais feijões plantados de um mesmo tipo, mais moedas o jogador ganha quando “colher” os mesmos.

bohnanza2

Já a fase de abrir as cartas inicia a oportunidade tanto de aumentar as plantações quanto de também começar as negociações dos jogadores, mas somente com o jogador ativo! Por fim, a compra das três cartas aumenta a mão de cada jogador ativo e traz novas opções de cartas.

Entretanto existe uma regra básica e simples que muda completamente a forma de jogar Bohnanza: jamais alguém pode alterar a ordem das cartas na mão! Isso torna a partida mais tática de forma geral. Em outras palavras, uma clara preocupação em otimizar as plantações, saber a hora de plantar, negociar e colher será fundamental.

A partida segue até que o baralho central de feijão seja reembaralhado três vezes. Na terceira e última rodada a partida se encerra após o baralho acabar e quem tiver mais moedas ganha.

bohnanza3

Considerações finais
Apesar de vários títulos importantes e famosos no currículo, Bohnanza de Uwe Rosenberg nunca “saiu de moda”. O jogo possui diversas versões e já foi licenciado para diversos países, o que garante sua presença em muitas mesas e nos corações de muitos jogadores por todo o mundo.

Mesmo com a arte jovial e bastante colorida, o título não representa um jogo leve com pouco conteúdo. A bem da verdade é que os feijões possuem sua camada de estratégia, principalmente por possuírem diferentes valores para as recompensas de moedas. Escolhas e renúncias precisam ser balanceadas constantemente.

A versão da PaperGames traz um novo design geral nas cartas e principalmente no manual, além de uma edição revisada com regras em novo formato, mas mesmo conteúdo. Esta versão brasileira possui ótimo conteúdo em termos de design e componentes, além de uma promocional. Infelizmente ainda não existem notícias de uma expansão, mesmo que das menores.

Sem dependência de idioma e com uma simples mecânica, vale muito a pena ter em qualquer coleção.