Fearsome Floors de Friedemann Friese

Este é um jogo antigo, com coisa de 20 anos, e que dificilmente aparece pelas terras brasileiras. Trata-se de Fearsome Floors (algo como “Pisos assustadores” em tradução livre) onde o criador de jogos Friedemann Friese coloca até sete jogadores para escapar de um terrível monstro dentro de uma masmorra! Originalmente lançado na Alemanha em 2003, as artes ficaram por conta de Lars-Arne “Maura” Kalusky e Prapach Lapamnuaysap, também artistas de Power Grid, do mesmo autor.

Vale a pena escrever que Friedemann Friese é um designer de jogos de tabuleiro alemão com as marcas registradas dos seus cabelos verdes e jogos cujos títulos começam com a letra “F”. A maioria de seus jogos, auto-publicados por sua empresa 2F-Spiele, também possui um esquema de cores verde. Para saber mais basta visitar a Wikipedia do autor.

Curiosidade: Friedemann procura usar a letra “F” no começo das palavras nos títulos dos seus jogos (desde o começo de sua carreira), logo o nome original em alemão é “Finstere Flure”.

Mecânicas
Movimento em grade
– Tabuleiro modular

– Corrida

Este é essencialmente um jogo de corrida onde cada um gerenciar um grupo de personagens aventureiros para movimentar todos de um ponta do tabuleiro até a outra, para então finalmente escaparem do local que é o tabuleiro em si. Para escapar do monstro é preciso virar fichas e armas estratégias em cima do movimento que é permitido fazer pelo próprio jogo.

floors1
Peças de jogadores e monstro

Os personagens se movem através dos números que possuem impressos ao lado da ilustração do mesmo e depois as fichas são viradas. No verso outro número, que pode ser menor do que o anterior, mas todas as fichas somam 7.

Quando todos os jogadores terminam seus turnos chega a vez do monstro se movimentar através de cartas próprias, sempre na direção do personagem mais próximo e, inclusive, empurrando obstáculos, coisa que os jogadores não podem fazer.

ff7p
Partida com 7 jogadores. Fonte: BGG, usuário Djali.

Quando o mostro encontrar algum dos personagens, esses voltam ao início do tabuleiro, de onde começaram, ou até mesmo são eliminados da partida, o que dá menos possibilidade de vitória àquele jogador. Vence quem conseguir retirar mais personagens que seus oponentes!

Considerações divinas
Um jogo interessante de corridinha e que consegue se manter por conta própria: este é Fearsome Floors.

Normalmente jogos que tenha a “corrida” como objetivo final acabam por serem leves demais ou focados em demais “chegar lá” e todo o resto de conteúdo e mecânicas não ajudam a “sustentar” o jogo em uma forma geral. Depois de algumas partidas parece que o jogo acaba com sua vida útil.

floors2

Fearsome Floors consegue criar de forma objetiva e simples um jogo interessante para ser jogado em família, mas não atrai jogadores mais exigentes, por exemplo. Basta focar em fugir do monstro que a magia acaba, portanto a ideia é atrapalhar os adversários, dar boas risadas e só aí fugir. Um típico jogo familiar: prático de aprender e jogar.

Uma nota pessoal quanto as resenhas: as partes finais das resenhas passarão a ser somente as “considerações divinas” que nada mais são que as considerações finais, ou seja, os “pontos positivos/negativos” serão retirados, assim gerando um texto mais sucinto.