Estrela pode destruir brinquedos por conta de disputa com Hasbro

Após aproximadamente 15 anos de disputa na Justiça com a norte americana Hasbro, a fabricante de brinquedos brasileira Estrela pode ser obrigada a retirar das prateleiras e destruir diversos títulos clássicos de seu catálogo.

De acordo com esta reportagem publicada no UOL, o desembargador paulista Rui Cascaldi manteve decisão de primeira instância que determina não só a retirada e o fim da comercialização, mas também a destruição de estoque de brinquedos que são sucesso de vendas, como Genius, os jogos de tabuleiro Detetive, Cara a Cara, Jogo da Vida e Combate. Não existe possibilidade de doação dos produtos para instituições de caridade ou similares.

detetiveestrela1
Dentre os brinquedos na disputa judicial está o jogo de tabuleiro Detetive e suas versões

Mesmo com espaço para mais discussões no Judiciário, a decisão do desembargador tem de ser cumprida e a Estrela terá ainda que devolver os registros de propriedade industrial dos brinquedos da Hasbro, além de pagar os royalties devidos para a empresa por uso de propriedade intelectual sem autorização.

Toda essa disputa começou em 2007 quando houve um desentendimento contratual quanto a uso de marcas e desenvolvimento mercado brasileiro para os brinquedos da gigante internacional. Mais informações na seção de economia do portal UOL.