O que é o Compara Jogos? Leia a Entrevista divina!

O site Compara Jogos é um site de comparação de preços de jogos e acessórios no mercado brasileiro que está no ar há poucos anos, mas que tem feito uma grande diferença para os usuários e jogadores Brasil à fora.

Porém quem é o seu autor? Quem construiu o projeto e quem está gerenciando ele hoje em dia? Leia!

Quem é o Renato Atilio ou Renato AT?
Meu nome é Renato Atilio e sou engenheiro de software, onde dei os primeiros passos como desenvolvedor há quase 20 anos e, em 2009, fundei uma empresa de tecnologia focada em automação comercial para varejo e atacado. Em 2017 eu estava buscando opções de presentes de Natal para minha filha que tinha 7 anos na época e procurando conteúdo na internet comecei a conhecer o vasto universo dos jogos de tabuleiro, muito mais rico e profundo do que eu sequer vislumbrava existir.

comparajogos_renato1

Para quem não sabe, você é o desenvolvedor e atual administrador do site de pesquisa de preços Compara Jogos. De onde surgiu a ideia e o nome do projeto?
A ideia e o nome do projeto surgiram em conversas com um amigo, Marcos, que conheci em um grupo de WhatsApp de jogos de tabuleiro. Estávamos chegando ao fim de 2018, “órfãos” do PriceQuest que ainda estava no ar, mas com meses sem atualizações dos preços e dos produtos, então começamos avaliando a possibilidade de escrever a rotina de coleta de preços, via scraping, focando inicialmente em um sistema que era usado por boa parte dos lojistas e, com apenas uma rotina escrita, foi possível obter o preço de mais de 30 lojas o que me incentivou a continuar até conseguir apresentar esses dados capturados em uma aplicação web.

E como foi o desenvolvimento do projeto em si? Quais ferramentas usadas foram essenciais?
O desenvolvimento do Compara Jogos se deu em várias frentes: A primeira é a do scraper que captura os preços dos lojistas e armazena em nossos bancos de dados. A segunda é expor este banco de dados em uma API segura e consumível e, por fim, a aplicação frontend/interface de usuário que consome essa API e apresenta os preços e produtos aos usuários de forma amigável, pesquisável e filtrável.

A plataforma foi ao ar no início de 2019 e, em novembro do mesmo ano, foi também ao ar a comunidade em forma de fórum para discussões, resenhas, vídeos, etc. Em setembro de 2020 foi feita uma reformulação visual e de abordagem da aplicação, focada em performance e em março de 2021 foi lançada a possibilidade de edição das descrições dos jogos via Wiki, inclusão de fotos, avaliações, entre outras melhorias.

Você fez tudo sozinho lá atrás? Ainda possui ou não ajuda para gerenciar todo o site?
Todo o desenvolvimento propriamente dito foi feito por mim, mas muita gente acabou colaborando com o projeto seja por sugestões, ideias, criação de conteúdo, relatos de problemas, entre outras coisas. O Marcos também contribuiu inicialmente com muitas sugestões e com o mapeamento inicial dos lojistas que seriam integrados, além da implementação da captura de algumas lojas com base no modelo de scraper que havia sido definido. Atualmente o desenvolvimento, a manutenção dos servidores e a administração do fórum também são feitos por mim com ajuda da própria comunidade com relatos de inconsistências e sinalizações de postagens.

comparajogos_screen1
Uma das versões mais antigas do site, via celular

Você pensou em parcerias para desenvolver o site?
Sim, essa possibilidade nunca foi descartada, mas como acaba sendo complicado alinhar planos, disponibilidades e expectativas dos envolvidos, então não houve a concretização de nenhuma parceria no desenvolvimento.

A ideia era tornar o Compara Jogos em um projeto para gerar lucro? Se sim, a Ludopedia representa alguma concorrência?
A ideia inicial não era focada em monetização, isso foi mais uma prova de conceito que deu muito certo e que foi sendo refinada até chegar ao estado atual. Conforme os custos com manutenção e infraestrutura foram aumentando foram aplicadas formas de gerar retorno através dos links de indicação como da Amazon, mas há planos em várias direções e alguns destes planos podem ter a Ludopedia como uma concorrente sim, mas não vejo isso como um problema e acredito que o hobby permita uma co-existência saudável se conseguirmos executar esses planos.

Para os usuários o Compara Jogos salva muitos dinheirinhos quando compramos os jogos bem mais baratos. Como tem sido a recepção para as empresas em geral?
Pelo menos no contato que tenho com os lojistas e editoras, sempre elogiam muito a plataforma e agradecem pelo espaço de divulgação livre e gratuito que disponibilizamos, mas imagino ser impossível agradar a todos e abro meu contato privado para qualquer indagação ou reclamação em relação ao site. O objetivo não é prejudicar ninguém e se por algum motivo estivermos incomodando empresas que contribuam efetivamente para um crescimento saudável do hobby no Brasil, eu gostaria muito de receber essa crítica para discutir a solução de eventuais problemas.

comparajogos_atual1
Versão atual

Hoje quantas lojas existem cadastradas? Para uma loja, esse cadastro é fácil de ser feito ou precisa de alguma personalização e/ou valor para se manter no seu banco de dados?
Atualmente existem 115 lojas com itens ativos no Compara Jogos, mas já passaram 155 no total por lá e essa diferença de 40 lojas são empresas que fecharam, tiraram o e-commerce do ar por algum motivo ou que mudaram de solução de loja virtual exigindo um ajuste na rotina de captura de preços, mas que não entraram em contato ou ainda não houve tempo hábil para essa adequação.

Para um lojista ser incluído na lista ele pode criar um tópico em nosso fórum na categoria Compara Jogos solicitando inclusão. A loja virtual será analisada e incluída assim que possível, o que pode variar de poucos dias a várias semanas, dependendo da disponibilidade de tempo ou de precisarmos escrever uma rotina customizada para o e-commerce.

Não há nenhum custo para a loja ser incluída em nossa plataforma!

No geral, como é a recepção do projeto por todos(as)?
A recepção do Compara Jogos desde o lançamento inicial em 2019 até os dias de hoje tem sido muito positiva por todos e espero sinceramente que quem usa o site esteja satisfeito com as soluções disponibilizadas, assim como com a performance e experiência de usuário em geral. Caso haja qualquer insatisfação há total abertura para críticas construtivas que podem ser enviadas abertamente no fórum para uma discussão envolvendo outros usuários ou no privado diretamente para mim. O objetivo é de cada vez mais melhorar a plataforma como um todo e o feedback da comunidade é essencial para isso!

Agradecimentos divinos ao Renato! Para quem quiser ler as entrevistas anteriores, basta clicar aqui!