O final divino de mais conquistas e spoilers em Captive

Durante o período de recuperação do COVID e da pneumonia viral pude rejogar alguns jogos solo muito divertidos, dentre eles os livros-jogos que a Mandala lançou no Brasil. A começar pelo primeiro, o Captive, foi possível ir e vir nos diversos caminhos com o personagem do jogo, morrer e recomeçar, a fim de explorar o máximo possível do livro-jogador.

Atenção: essa postagem possui revelações (spoilers) pesados do livro-jogo Captive! Se não quiser saber mais sobre, pare de ler AGORA!

Jogando repetidamente até cansar também foi possível perceber que alguns caminhos constituem um certo “ritmo” de movimento em três ou até quatro números. Um exemplo disso é seguir a sequência de quadrinhos 127-81-74-101. Além disso, muitos itens no HQ-jogo são usados apenas uma vez (senão todos), mas principalmente chaves, o que requer muita atenção e alguma sorte. Uma vez algo aberto com aquela chave, aquele item pode ser descartado do inventário para que outro seja colocado em seu jogar, como se o personagem retirasse do bolso.

Vale também lembrar de que alguns cômodos do livro podem ser bloqueados a depender do que o(a) jogador(a) escolher fazer, como ao olhar cadáver no quadrinho 32.

Então, sem mais delongas, depois de muitas idas e vindas em partidas diferentes e também consultas de spoilers pela web para tirar dúvidas gerais, aqui está o melhor caminho que consegui em Captive tomando conhecimento do enredo do jogo, enfrentando o maior número de cultistas possível e também realizando o maior número de conquistas possível (comparação dos números ao final da aventura). Além, claro, de salvar a filha do protagonista ao final!

Para essa lista fazer sentido é preciso ler e utilizar a errata quanto a edição brasileira que se encontra aqui neste link da Ludopedia.

  • 1-25-134 – Tempo: 1
  • 36-4 (Matar cultista com arma, +2 pontos, total de 2)
  • 43-12-51 (nota queimada e chave amarela, +1 pontos, total de 3) – Inventário: Chave amarela
  • 43-58-33-14-57-37-5 (matar cultista com shurikens, +2 pontos, total de 5)
  • 42-39 – Tempo: 2
  • 48-26-7 (encontrar notas na sala secreta, +1 ponto, total de  6)
  • 26-64-13-46-17 (combinação para a segunda sala secreta, +3, 9)
  • 30 – Inventário: Chave amarela, isqueiro zippo
  • 26-39 – Tempo: 3
  • 57-42-33-14-68-105 – Tempo: 4
  • 130-118-69-114 (matar cultista com lâmina, +2 pontos, total de 11)
  • 75 (chegar a tempo para salvar Clovis, +4 pontos, total de 15)
  • 81-131-115 – Pontos de vida restantes: 19
  • 79-99-112 – Pontos de vida restantes: 20, +1 ponto por habilidade (acender a lâmpaga mágica, +2 pontos, total de 17)
  • 81-127-188 (encontrar a chave com chaveiro, +1 ponto, total de 18) – Inventário: chave amarela, isqueiro zippo, chave com chaveiro
  • 127-81-74-101 – Tempo: 5
  • 110-96 (encontrar o diário, +1 ponto, total de 19)
  • 110-89-145 (encontrar chave rotulada, +1 ponto, total de 20) – Inventário: chave amarela, chave com chaveiro, chave rotulada
  • 89-70-202-122 – Inventário: chave amarela, chave rotulada, bola de bilhar
  • 202-82 (ler a página sobre a mansão, +1, 21)
  • 107-202-95 – Tempo: 6
  • 72-127-81-74-111-123-98 (encontrar anotações do sumo sarcedote, +1 ponto, total de 22)
  • 123-111-126-78 (acessar a escada secreta, +3 pontos, total de 25)
  • 120 – Tempo: 7
  • 102-133-84-97-106-116-100 (pegar a boneca com Solange, +3 pontos, total de 28) – Inventário: boneca, chave rotulada, bola de bilhar
  • 104 – Tempo: 8
  • 111-74-130-81-105 – Tempo: 9
  • 136 – Tempo: 10
  • 164-201-138-179-143-189 (assistir a gravação até o final, +2 pontos, total de 30)
  • 167-158-165-140 (mostrar a boneca para Caroline, +2 pontos, total de 32) – Inventário: chave rotulada, bola de bilhar
  • 193-158-201-164-136 – Tempo: 11
  • 199-160-139-177 – Tempo: 12 (ler magnus symbolum, +2 pontos, total de 34)
  • 160-181-148 – Tempo: 13
  • 169-183-154-204-161-194 (distrair o feiticeiro com a bola de bilhar, +2 pontos, total de 36) – Inventário: chave rotulada
  • 163-198 – Tempo: 14
  • 268-227-238 (encontrar a foice, +2 pontos, total de 38) Inventário: foice, chave rotulada
  • 227-268-211-258 (matar cultista de boné, +2 pontos, total de 40)
  • 205-269-210-244-260-271-221 (encontrar medalhão, +2, 42) – Inventário: foice, chave rotulada, medalhão
  • 260-244-210-255-252-249-215-228-252-203-257-226-248-253-280 – FIM

Ufa! Muita coisa! Espero que este material venha a ajudar a solucionar problemas assim como a impulsionar a aventura de quem “travou” em algum lugar!