Pedrinhas miudinhas valiosas em Shokoba

Shokoba é um pequeno jogo de Michael Ferch, lançado na Europa em 2007 e com as artes de Janique Crépeau e Maciej Szymanowicz. Não existe qualquer versão brasileira.

shokobacaixa1

Mecânicas
– Gestão de mão
– Coleção de componentes

No turno do jogador uma carta deve ser jogada a fim de combinar os números com uma outra ou ainda com de uma carta. Então, por exemplo, se alguém joga uma carta de número 6 na mesa poderá pegar uma outra carta de número 6 ou duas cartas que, combinadas entre si, formem 6. As cores das gemas nas cartas não tem importância nesse primeiro momento.

shokoba_geral1
Componentes

As cartas combinadas são pegas pelo(a) jogador(a) e vão diretamente para sua pilha de pontuação. Se, nesse momento, for possível pegar todas as cartas da mesa, então o(a) jogador(a) deve dizer em voz alta “Shokoba” e pegar todas as cartas da mesa, além de uma gema. Caso não tenha uma carta que combine com as demais na mesa, joga-se uma qualquer e esta carta fica na mesa para que outros jogadores possam usar em turnos futuros.

A partida continua no ciclo de jogar cartas, ganhar cartas para pontuação e comprar mais cartas para continuar jogando até que as cartas acabam. Chegado o momento da pontuação as gemas são distribuídas de acordo com as cartas que cada um conseguiu e também para quem tiver mais cartas de alguns tipos ou cores.

shokoba_cartas1
Tipos de cartas

Quem atingir 11 gemas vence a partida!

Considerações divinas
Este é um jogo bem simples que mistura memória e gestão de cartas: as cartas de números que são baixadas poderiam ser melhor utilizadas mais à frente na partida… Ou não! Vale a pena esperar mais um pouco para jogar aquela carta de número 9 ou é melhor jogar agora?

Entretanto, mesmo trabalhando bem uma partida em pouco tempo (geralmente uns 15 minutos), Shokoba não oferece muito mais do que um jogo rápido de baixar cartas, pontuar e baixar de novo. Não é um jogo ruim, mas é claramente limitado.

O seu limite também é o ponto alto do jogo: um jogo rápido. Pode ser jogado em duplas ou times e as diversas formas de pontuar ao final de cada partida trazem um certo “tempero” ao jogo. Somado isso tudo à caixa pequena, então temos um produto bacana no geral, apesar de pouco conhecido.

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil
– Caixa pequena e fácil de transportar
– Jogo filler rápido

Ponto negativo
– Repetitivo