Seja o último sobrevivente em Duelo: Kung-Fu

Duelo: Kung-Fu é um jogo brasileiro lançado em 2016 pela Mandala Jogos (Agora Grok Games). O jogo é de autoria de quatro criadores,  Daniel Silveira, Bruno Podolski, André Osava e Renato Hou, além de ter a arte de José Almeida e o design de Luis Francisco (Quartz, Bullfrogs).

kungfucaixa1

Mecânicas
– Blefe
– Jogo de cartas
– Dedução

No título de duelo todos(as) os(as) jogadores(as) querem ganhar o grande torneio de artes marciais para ser o novo mestre do Kung-Fu. Para atingir esse objetivo existem diversos estilos de luta nas cartas à mesa, a fim de derrotar os oponentes o quanto antes.

kungfu_componentes1
Componentes

Para se derrotar um oponente é preciso ou esvaziar o mão do mesmo fazendo com que se descarte ou jogue sua última carta ou é preciso fazer com que ele(a), mesmo com diversas cartas na mão, descarte a carta número 8: o Mestre. Vitória por pontos também podem acontecer.

kungfu_cartas1

A partida acontece com os jogadores se enfrentando, cada um no seu turno, ao apresentar uma carta e realizar sua habilidade. Se a carta é jogada virada para cima, então o efeito de descarte acontece e se é jogada para baixo, então um efeito de combate acontece. Vale lembrar que da mesma forma que a carta é apresentada para cima ou para baixo, o oponente deve apresentar da mesma forma.

kungfu_cartas2

Considerações finais
De forma geral, este é um bom jogo de eliminação e dedução , principalmente para quem não consegue adquirir uma versão em português do Love Letter. Por que a comparação? Porque claramente Duelo: Kung-Fu foi inspirado em Love Letter ou lembra muito por conta de sua mecânica de apresentar uma carta e realizar seu efeito, focando em eliminar um dos jogadores. Algo também explorando em Bang, por exemplo, porém sem a demora do mesmo.

Além do jogo e artes brasileiras, o que é um ótimo diferencial por si, apesar de um pouco antigo este é um jogo com relativa facilidade de se encontrar no mercado e também um bom adicional na coleção de jogos leves (fillers).

Roda bem em qualquer número de jogadores, mas fica mais divertido com 4 pessoas por conta da disputa. Pode-se inclusive jogar com duas cópias do jogo!

Pontos positivos
– Jogo e artes brasileiros de qualidade
– Divertido e rápido

Pontos negativos
– Fica melhor com mesa cheia