Hora de se vingar de Triora!

“Para auxilia-las o espirito de sua antiga líder ainda assombra Triora, guiando as Bruxas para conseguir sua vingança.” – Página do jogo no portal Ludopedia

triora_caixa1

Triora: Cidade das bruxas é mais uma criação do brasileiro Michael C. Alves, um lançamento deste ano de 2019 pela editora Meeple BR, agora com o selo da Arcano Games. As artes ficaram por conta de Marcelo Bissoli (Cook-off).

Mecânicas
– Alocação de trabalhadores
– Colecionar componentes
– Controle/Influência de área
– Ordem de fases variável

Em Triora cada jogador é uma bruxa que quer se vingar pelas mulheres, bruxas ou não, que foram queimadas na inquisição italiana no século XVI. O objetivo maior do jogo é fazer pontos de ruína através da destruição da cidade de Triora. Quanto mais destruição, melhor.

triora_componentes1
Componentes

Cada rodada se divide em duas fases distantes: noite e dia. Durante a noite, cada jogador deve alocar sua bruxa ou familiar (assistente) pela cidade a fim de realizar diferentes ações (a bruxa possui um bônus quando usada). As ações são realizadas mediante alocação do personagem em um determinado local do mapa e o pagamento de poções. Cada poção funciona como uma “moeda” diferente por ser utilizada em locais diferentes no tabuleiro central do jogo. Já a fase do dia é quando o Inquisidor se move em direção a bruxa com o maior valor na trilha da inquisição e a Morgana, rainha das bruxas, se move em direção a bruxa com o menor valor, o que garante um bônus.

triora_pessoas1
Bônus de cartas de nobres

Os diferentes locais visam praticamente o mesmo fim: a destruição da cidade. Com a poção criada e paga ao jogo, um jogador pode colocar um marcador de destruição em determinados locais a fim de ganhar pontos de vitória, pontos de inquisição, zumbis ou outros. Já outros locais permitem outras ações e aquisições de nobres, como o castelo que permite ganhar bônus ; o covil que dá caldeirões para fazer fórmulas, o cemitério que dá zumbis (espécie de coringa) e alguns outros.

Quanto à criação de poções em geral, Triora possui um rondel em cada tabuleiro de cada bruxa que é onde cada uma delas semeia, planta e colhe os ingredientes que precisa para criar as poções. A quantidade de poções também é armazenada em diferentes trilhas no tabuleiro de cada bruxa.

triora_jogador1
Tabuleiro do jogador e as diferentes poções

A partida acaba quando uma bruxa (jogador) encontra com a figura do Inquisidor no tabuleiro e a mesma tem todos os pontos de inquisição (32 pontos): nesse momento este jogador perde todos os seus pontos de ruína (vitória) e tudo que conquistou até aquele momento. Outra forma de encerrar a partida é através da destruição total de três dos quatro locais principais do tabuleiro.

O jogo ainda possui uma punição de pontos na trilha de inquisição onde quem tiver mais pontos nessa trilha também perde pontos de vitória.

triora_inquisidor1
Encontrar com o Inquisidor sempre é problema

Considerações finais
Com um financiamento coletivo bem sucedido e uma produção internacional, Triora chegou ao Brasil demonstrando ao mercado internacional que temos qualidade na criação de jogos de mesa. Um euro clássico com pouca interação e alta estratégia veio como mais uma boa opção de jogos brasileiros na coleção dos próprios brasileiros.

A arte e a produção foram muito bem feitas e com qualidade internacional. Algumas cores no tabuleiro são parecidas, mas nada que após a segunda rodada não se acostume.

Triora foi construído como um euro clássico com baixa interação entre jogadores e diversos caminhos à vitória. Isso, obviamente, leva à uma possível demora no turno de cada jogador. Aliado à perda de pontos no final, então é comum que os turnos demorem principalmente em jogadores que tem costume de planejar à frente a fim de evitar a perda de pontos no final da partida.

A interação do jogo com os jogadores, tanto pela Morgana quanto pelo Inquisidor, é algo muito bem feito e traz um certo sentimento de “corrida” ao jogo, sem deixar o mesmo estressante. O rondel acrescenta mais qualidade à mecânica do jogo, o que torna deste jogo um ótimo euro leve.

Pontos positivos
– Simples de jogar e com muitos caminhos à vitória
– Boa interação em um euro clássico
– Jogo brasileiro com produção internacional

Pontos negativos
– Punição ao final da partida
– Turnos demorados são comuns