Estratégia em família com o jogo Ticket to ride edição de 10 anos

“Tchoo tchoo!” – Trem

ttr10th

Ticket to Ride: 10th Anniversary é uma versão especial do aniversário de 10 anos do clássico jogo Ticket to ride. Essa edição especial foi lançada em 2014 pela editora estadunidense Days of Wonder. Já o Ticket to ride original foi lançado em 2004. Ambas as versões foram criadas por Alan R. Moon e contam com as artes de Cyrille Daujean (Small World) e Julien Delval (Dominion).

No Brasil houve uma pequena impressão do jogo pela Galápagos jogos também 2014. Esta resenha foi feita com base na versão da Days of Wonder.

Mecânicas
– Construção de rotas
– Gestão de mão
– Colecionar componentes

Ticket to ride é um clássico moderno do mundo dos jogos de tabuleiro, já tendo sido licenciado em mais de dez idiomas em diversas partes do mundo. No jogo, cada jogador possui o objetivo de fazer mais pontos de vitória através dos trenzinhos colocados no tabuleiro e também das cartas de viagens completas.

ttr10_componentes1
Componentes

Na sua vez, cada jogador possui apenas duas ações: pegar cartas de trens ou cartas de objetivos, ou então, colocar as miniaturas de trens no tabuleiro para tanto pontuar quanto demarcar trechos de ferrovias no tabuleiro.

ttr10_cartas1
Lindas cartas de trem

As cartas de objetivos são completas quando os jogadores conseguem ligar, através das miniaturas de trens, uma estação de trem à outra, no tabuleiro. Isso é feito através da colocação das miniaturas de trecho em trecho  até que uma estação esteja ligada à outra visualmente.

ttr10_partida1
Exemplo de partida

Assim que um dos jogadores possui 2 trenzinhos ou menos da sua cor para ainda serem colocados no tabuleiro, a última rodada deve ser anunciada. Quem fizer mais pontos com as miniaturas e objetivos completados, ganha. Todos os objetivos que não foram completados tiram pontos dos respectivos jogadores.

ttr10_trens1
Os trenzinhos de cada cor

Considerações finais
Acredite nos ânimos da galera dos tabuleiros: the hype is real! Ticket to ride é um clássico antigo, ainda que moderno, mas que não sai de moda. Um jogo familiar divertido, estratégico e com alguma dose de sorte para “apimentar” as partidas.

Os componentes da edição de aniversário são simplesmente sensacionais! Arte renovada, uma caixa com organizador de luxo, além de latas metálicas para guardas as miniaturas, espaço para guardar as cartas com sleeves, sem esquecer das expansões e promocionais: a expansão USA 1910, cartas da expansão Mystery train (infelizmente não existem as cartas de personagens) e as cartas bônus Longest Route/Globetrotter Bonus (maior rota e maior quantidade de objetivos cumpridos).

Claro que, por utilizar sorte, o jogo pode não ser tão agradável para alguns jogadores. O que também pode desagradar, aliado à sorte existente, é a mecânica simples do mesmo.

A mesma simplicidade da mecânica facilita muito a jogar com crianças, pois existe pouco texto no tabuleiro a ser lido e as imagens das cartas de trens possuem símbolos para facilitar a identificação das cores em geral. Também vale mencionar que é facilmente aceito por jogadores novatos.

Pontos positivos
– Regras simples de aprender e ensinar
– Linda produção de luxo em edição especial
– Agrada a maioria dos públicos
– Edição especial com mais conteúdo

Pontos negativos
– Sorte existente, o que pode desagradar alguns
– Preço elevado do jogo