“Em Kingdom Builder, os jogadores criam seus próprios reinos construindo assentamentos, com o objetivo de ganhar o máximo de ouro no final do jogo.” – Manual do jogo
Kingdom Builder é um jogo de 2011 criado por Donald X. Vaccarino (Dominion) e conta com as artes de Oliver Schlemmer. Aqui para o Brasil chegou em outubro de 2018 pela Calamity Games.
Agradecimentos divinos à editora Calamity Games e longa vida!
Mecânicas
– Construção de rotas
– Controle/Influência de área
– Tabuleiro modular
– Cerco de área
Construir o seu reinado a fim de ter a mais triunfante vitória através dos pontos de vitória conquistados: essa é a premissa de Kingdom Builder. Para isso, enquanto se constrói o reinado peça por peça, as cartas de pontuação para o final da partida serão essenciais para determinar a estratégia de vitória. As cartas de pontuação, terrenos e outros são todos sorteados na preparação da partida.
Este é um jogo simples com regras bastante objetivas. A cada turno, os jogadores podem construir até três vilas no terreno da carta que tem na mão (simplesmente colocando as peças em jogo). Após isso, compra-se outra carta de terreno e é a vez do próximo. Ao construir a preferência sempre é da construção adjacente às vilas previamente colocadas no tabuleiro. Se não existem vilas, os jogadores podem espalhar suas peças em terrenos onde não existam as mesmas previamente colocadas.
No tabuleiro também existem locais especiais que vão garantir pontos ou peças especiais para serem usadas para obter bonificações junto a construção das vilas.
Ao final da partida as cartas de pontuação guiam o valor de pontos de vitória de acordo com as peças em cada terreno, além dos locais especiais no tabuleiro.
Considerações finais
Kingdom Builder é na essência um jogo simples, mas que possui escolhas muito interessantes. A principal delas é que, durante o seu turno, cada jogador precisa se adaptar às cartas de terreno que saem na mão, a fim de tentar maximizar os pontos ao final da partida. Desafio simples, mas não fácil.
Existe sorte na compra das cartas e essa sorte influencia diretamente o que cada um vai fazer. A decisão de ir por este ou aquele caminho também fica diretamente ligada às cartas de terreno, o que não é necessariamente ruim, mas certamente pode frustar aqueles que comprarem cartas distantes da sua estratégia para vencer.
Somado a isto, apenas uma carta na mão dita o terreno a ser construído. Logo, somente há como decidir para qual direção “puxar” o reinado particular de cada um. E, de “puxão” em “puxão”, é que os locais especiais são acessados para dar a diferença no jogo. Isso também abre espaço para regras caseiras de comprar mais cartas.
A estratégia se dá em tentar fazer o máximo de pontos dentro dos objetivos sorteados no começo da partida e é aqui que Kingdom Builder torna as decisões interessantes: se cada jogada não for visando atingir esses objetivos, então certamente a derrota é mais próxima. Em contra partida, há quem possa demorar para entender a essência do jogo.
Pontos positivos
– Regras simples e com escolhas interessantes
– Estratégia que precisa se adaptar a cada novo turno
– Partidas rápidas em um jogo ao estilo euro
Pontos negativos
– Sorte existente
– Decisões com base em apenas uma carta podem desagradar