Construa seu reino em Kingdom Builder

“Em Kingdom Builder, os jogadores criam seus próprios reinos construindo assentamentos, com o objetivo de ganhar o máximo de ouro no final do jogo.” – Manual do jogo

kingdomcaixa1

Kingdom Builder é um jogo de 2011 criado por Donald X. Vaccarino (Dominion) e conta com as artes de Oliver Schlemmer. Aqui para o Brasil chegou em outubro de 2018 pela Calamity Games.

Agradecimentos divinos à editora Calamity Games e longa vida!

Mecânicas
– Construção de rotas
– Controle/Influência de área
– Tabuleiro modular
– Cerco de área

Construir o seu reinado a fim de ter a mais triunfante vitória através dos pontos de vitória conquistados: essa é a premissa de Kingdom Builder. Para isso, enquanto se constrói o reinado peça por peça, as cartas de pontuação para o final da partida serão essenciais para determinar a estratégia de vitória. As cartas de pontuação, terrenos e outros são todos sorteados na preparação da partida.

kingdom_componentes1
Componentes do jogo base

Este é um jogo simples com regras bastante objetivas. A cada turno, os jogadores podem construir até três vilas no terreno da carta que tem na mão (simplesmente colocando as peças em jogo). Após isso, compra-se outra carta de terreno e é a vez do próximo. Ao construir a preferência sempre é da construção adjacente às vilas previamente colocadas no tabuleiro. Se não existem vilas, os jogadores podem espalhar suas peças em terrenos onde não existam as mesmas previamente colocadas.

kingdom_terreno1
Exemplos de terreno

No tabuleiro também existem locais especiais que vão garantir pontos ou peças especiais para serem usadas para obter bonificações junto a construção das vilas.

kingdom_especiais1
Peças de habilidades únicas

Ao final da partida as cartas de pontuação guiam o valor de pontos de vitória de acordo com as peças em cada terreno, além dos locais especiais no tabuleiro.

Considerações finais
Kingdom Builder é na essência um jogo simples, mas que possui escolhas muito interessantes. A principal delas é que, durante o seu turno, cada jogador precisa se adaptar às cartas de terreno que saem na mão, a fim de tentar maximizar os pontos ao final da partida. Desafio simples, mas não fácil.

Existe sorte na compra das cartas e essa sorte influencia diretamente o que cada um vai fazer. A decisão de ir por este ou aquele caminho também fica diretamente ligada às cartas de terreno, o que não é necessariamente ruim, mas certamente pode frustar aqueles que comprarem cartas distantes da sua estratégia para vencer.

Somado a isto, apenas uma carta na mão dita o terreno a ser construído. Logo, somente há como decidir para qual direção “puxar” o reinado particular de cada um. E, de “puxão” em “puxão”, é que os locais especiais são acessados para dar a diferença no jogo. Isso também abre espaço para regras caseiras de comprar mais cartas.

A estratégia se dá em tentar fazer o máximo de pontos dentro dos objetivos sorteados no começo da partida e é aqui que Kingdom Builder torna as decisões interessantes: se cada jogada não for visando atingir esses objetivos, então certamente a derrota é mais próxima. Em contra partida, há quem possa demorar para entender a essência do jogo.

Pontos positivos
– Regras simples e com escolhas interessantes
– Estratégia que precisa se adaptar a cada novo turno
– Partidas rápidas em um jogo ao estilo euro

Pontos negativos
– Sorte existente
– Decisões com base em apenas uma carta podem desagradar