Seven Bridges diverte enquanto exige planejamento

“Explore a cidade européia de Königsberg e aprenda sobre o quebra-cabeça lógico que tornou suas pontes famosas!” – Página do jogo no portal Ludopedia

sevencaixa1

Seven Bridges é o terceiro jogo de criação do canadense que mora no Brasil, Ron Halliday. Um jogo criado este ano de 2019 e que está em financiamento coletivo atualmente para ser lançado pela editora Puzzling Pixel Games no ano que vem. O jogo conta as artes de Ron e também de Michael T Schroeder.

Agradecimentos a Ron Halliday pelo envio da versão PnP para teste e resenha divina!

Mecânicas
– Construção de rotas
– Desenhar rota com lápis
– Papel e caneta
– Rolagem de dados
– Seleção de cartas

Seven Bridges, ou “sete pontes” em português, é um jogo de papel e caneta onde há escolha de dados e que os jogadores exploram a cidade histórica de Königsberg, Alemanha, colorindo as ruas em seu mapa para realizar pontos ao final da partida. Os pontos de vitória são obtidos ao visitar diferentes partes da cidade, porém as diferentes formas de ganhar esses pontos só são desbloqueadas ao cruzar as sete pontes da cidade.

seven_pnp1
Mapa e dados para jogar o PnP

Com isto posto, após a preparação inicial onde cada jogador possui o mesmo mapa à explorar, inicia-se a exploração da cidade história de Königsberg e todas as ruas rabiscadas representam o passeio dos jogadores na cidade. Os dados são rolados e em cada rodada e todos serão utilizados. Cada face dos dados representa uma certa quantidade de pedaços de rua ou de linhas que podem ser rabiscados no mapa.

Ao rabiscar um caminho este precisa necessariamente continuar de algum outro já existente sempre respeitando o limite do mapa da cidade como um todo. No mapa existem pontos turísticos, árvores, prédios e outras marcações de Königsberg que serão utilizados ao final do jogo para pontuar.

seven_pnp2
Sessão de estudo das formas de pontuar no jogo. Versão em PnP.

Entretanto, para maximizar a pontuação do jogador é também necessário passar pela maior quantidade de pontes (que são sete no total) para poder utilizar mais formas de pontuações ao final da partida. Exemplificando, se uma jogadora passou por 6 pontes durante sua partida, ela vai calcular todos os pontos de todos os quesitos, mas só poderá utilizar as suas seis maiores pontuações.

As pontuações variam desde quantidade de esquinas e árvores, até prédios e marcos históricos por onde os jogadores passaram. A partida dura 5 rodadas onde todos, independente do número de jogadores, utilizarão 30 dados no total. Quem fizer mais pontos, ganha! O jogo ainda conta com um fundo histórico e modo solo desafiador.

seven_previa1
Prévia da versão final dos componentes. Imagem: Puzzling Pixel Games

Considerações finais
Ron Halliday mora no Brasil há alguns anos e vem criando e publicando jogos bastante diferentes uns dos outros. É notável a evolução do criador, onde desde Psycomachia uma longa jornada de experiências e jogos transformou gradualmente os jogos que foram criados e lançados no nosso mercado.

Este é o primeiro jogo de financiamento coletivo em parceria com uma editora brasileira, a FunBox, onde Ron pôde também experimentar trabalhar com diversos países na divulgação do jogo e Seven Bridges claramente agradou a diferentes públicos.

O fundo histórico presente com base na vida de Leonhard Euler incrementa o tema e é existente no modo solo do jogo, o que só reforça o tema nos componentes, principalmente o mapa.

Apesar de simples em suas regras, o jogo exige experiência para dominar as melhores formas de pontuar e consequentemente fazer altas pontuações (acima de duzentos pontos). Atenção aos detalhes é essencial para não perder rapidamente a partida e planejar boas rodadas com os resultados dos dados, a médio prazo principalmente.

De resto, não há nada restante a se comentar de Seven Bridges a não ser que é um jogo muito inteligente e que merece espaço em qualquer coleção.

Pontos positivos
– Regras simples
– Fundo histórico e tema bem trabalhados
– Diversos caminhos reais para a vitória
– Mecânica muito bem desenvolvida

Pontos negativos
– Difícil de dominar
– Planejamento a médio prazo é essencial