Resenha – Vossa Excelência (protótipo)

“Nem todas as manobras são exatamente… legais. Têm muitas pessoas da sociedade civil (e até dentro do Congresso) de olho no que você faz, e não vão hesitar em prejudicar seus planos.” – Página da Ludopedia do jogo Vossa Excelência

vossacaixa1

Vossa Excelência – O jogo político é uma criação brasileira dos novos autores Fernando Prado e Marcelo S. Dias e com arte do já experiente Douglas Duarte (Anime Saga) a ser lançado este ano, 2018, se a campanha de financiamento for um sucesso. Portanto, agradeço ao autor Fernando por emprestar o protótipo com a qualidade da Ludens Lab!

O jogo Vossa Excelência está em pleno financiamento coletivo enquanto você lê esta resenha! Clique aqui e veja a campanha! Vale lembrar que este é um protótipo do jogo, portanto mudanças podem ocorrer.

Mecânicas
– Construção de baralho
– Gestão de mão
– Jogadores com diferentes habilidades
– Rolagem de dados
– Seleção de cartas
– Simulação
– Toma essa

No título com tema político bem humorado, cada jogador assume o papel de um deputado ou de uma deputada federal que precisa se manter no poder durante mandato. Para isso será necessário contar com o apoio do povo, personalidades, se utilizar de manobras políticas, dinheiro e influências em diversos grupos políticos e sociais. Através das cartas do jogo, que valem pontos, ao final da partida quem tiver mais pontos ganha.

vossa1
Visão geral dos componentes (protótipo)

Durante a preparação do jogo, cada jogador(a) recebe uma carta de partido e uma carta de político que será o seu avatar no jogo. Tanto o partido quanto o político possuem influências, que nada mais são que os recursos do jogo, que serão utilizados para pagar o custo de outras cartas!

vossa_partidos1
Exemplos de partidos e políticos

Em se tratando de influências e recursos, as cartas possuem diferentes custos para serem baixadas com sucesso na mesa e esses custos são pagos através da ação chamada articulação. Este “articular” dentro do jogo nada mais é do que girar a carta 90 graus a fim de demonstrar que ela foi utilizada. Além de articular, cada jogador(a) pode ainda apresentar cartas, realizar manobras ao pagar seus custos e outras ações.

Quando todos os(as) jogadores(as) tiverem realizado suas ações, seja com o que possuem na mão, seja com o que possuem à mesa, a rodada se encerra. Nesse momento acontece a revelação de evento global que pode bom ou ruim para todos à mesa. Cartas de infâmia, que valem pontos negativos, são um bom exemplo de efeito global desagradável!

vossa_infamia1
Cartas de infâmia e evento

Por fim, o ponto alto do jogo são as cartas de eleitorado que além de valerem mais pontos do que qualquer outra, também são as mais trabalhosas de se conseguir. Ao final da partida, ainda existem efeitos que precisarão ser resolvidos dependendo das cartas que foram escolhidas por cada um. O jogo ainda conta com diferentes modos partida e dentre eles o modo solo.

vossa_solo1
Maior rejogabilidade com novos modos de jogo

Considerações finais
Apesar do tema político, o que normalmente não é visto com bons olhos por jogadores, Vossa Excelência consegue entregar um jogo divertido, equilibrado e estratégico que possui partidas com tempo inferior à uma hora sem cansar os jogadores.

O jogo, que claramente apresenta uma grande crítica social quanto à seriedade da política em nosso país, apresenta bom humor e piadas razoáveis em quase todas as muitas cartas, com uma arte muito bem trabalhada. A pesquisa dos jargões políticos foi muito bem feita.

Os diferentes partidos e políticos já direcionam a estratégia de cada jogador, apesar de que boa parte das minhas partidas as pessoas naturalmente correm para as cartas de eleitorado e fogem das cartas de infâmia. Eleitorados são difíceis de se conseguir pelo custo relativamente alto, assim como as cartas de infâmia são difíceis de serem descartadas, pois o jogo oferece poucas ferramentas para isso: faz parte da estratégia geral tentar não adquirir as mesmas (ou pelo menos muitas delas!).

Infelizmente o manual do jogo é extenso para a proposta do mesmo e, apesar de existir um ótimo resumo do andamento das rodadas ao final do mesmo, senti falta de uma cartinha de ajuda com os ícones do jogo pelo menos.

Em suma, vale a pena conhecer de perto este jogo que sabe explorar bem um tema que normalmente desagrada. Recomendado! Ainda existe uma expansão bem bacana para quem participar da campanha, confira lá!

Pontos positivos
– Jogo divertido e estratégico com boa duração
– Boa quantidade de cartas para jogar
– Boas decisões a serem tomadas para a vitória

Pontos negativos
– Manual extenso
– Ausência de cartas de ajuda, apesar da contracapa do manual possuir essas informações