Resenha – Zener

“Zener é um jogo que implica em estratégias surpreendentes, onde os oponentes são obrigados a mexer peças segundo o movimento do adversário!”Página oficial do jogo

zenercaixa1

Zener é mais um jogo da Mitra, porém é também lançamento deste ano no primeiro Diversão Offline em São Paulo e que foi criação de Carlos Seabra em design e arte. O jogo é baseado em cartas e peças inventadas pelo parapsicólogo Joseph Banks Rhine em 1920 como uma fácil e estatisticamente mensurável maneira de teste para PES (percepção extra sensorial). Agradecimentos à Mitra por confiar ao blog este incrível lançamento!

Mecânicas
– Ação / Movimento programado
– Colocação de peças
– Movimento ponto-a-ponto

No jogo Zener o objetivo de cara jogador(a) é o mais simples possível atravessar com uma única de suas peças a fileira inicial do adversário.

zener_geral1
Os lindos componentes do jogo

Para isso, cada um possui dois tipos de movimento: um obrigatório e o outro livre. O movimento obrigatório é feito primeiro de acordo com a última peça movida pelo(a) adversário(a). Já o movimento livre é feito com a vontade do(a) jogador(a).

zener_partida1
Exemplo de partida

Em se tratando de peças, temos cinco delas diferentes entre si, na ordem de número de linhas (que tem a ver com a preparação do jogo): o círculo, a cruz grega, um trio de linhas onduladas, um quadrado e uma estrelinha de cinco pontas.

zener_pecas1
Peças do jogo

Por fim, ainda existem formas diferentes de se começar o jogo com influências implícitas diferentes na estratégia para a vitória.

Considerações finais
Zener é um jogo brasileiro desenvolvido por um grande veterano dos jogos de mesa em nosso país: Carlos Seabra. Carlos contou também com a colaboração de seus filhos para este jogo. Apesar do nome não ser tão conhecido pela atual geração de jogadores de tabuleiro, alguns dos seus mais famosos trabalhos lúdicos certamente são: War II, Master, Imagem & Ação 2, dentre tantos outros.

Como se é de esperar, Zener é um jogo inteligente e bastante criativo que funciona na base do retorno de informações (famoso “feedback”): o movimento obrigatório é sempre de acordo com o último movimento do oponente. Isso muda bastante a estratégia de vitória e possibilidades de movimentação, o que torna o jogo um título com boas decisões. Obviamente, para quem gosta de jogos abstratos, clássicos ou não, vai gostar muito de Zener.

Uma das melhores características do título é a rapidez com a qual as partidas ocorrem. Enquanto normalmente jogos abstratos levam bem mais que vinte minutos para acabar, as partidas aqui levam em torno de 10 a 15 minutos para se encerrar.

Por fim, não existe muito espaço para erros e é preciso reparar os mesmos assim que possível. Não que isso seja algo que distancie absurdamente veteranos e novatos, mas é algo a se notar.

A recomendação pessoal do divino fica! A produção da Mitra, como sempre, é de alto nível de qualidade. Para conhecer um pouco mais sobre o jogo e a Mitra no DOFF SP 2018, clique aqui para conferir um vídeo bem legal do casal de jogadores do Turno Extra.

Pontos positivos
– Rápido de se jogar
– Fácil de aprender e ensinar
– Ótimas decisões envolvidas

Pontos negativos
– Erros devem ser reparados rapidamente