Resenha – Bizingo

“Como cumprir a sua missão se você e seu inimigo andam por casas diferentes?” – Folheto de regras, versão da Mitra

bizingocaixa1

Bizingo é mais um jogo lindamente produzido pela Mitra Criação. Com origem e autor incertos, este é um jogo que somente se sabe que foi criado em algum momento por volta de 1850 nos Estados Unidos. O jogo é um abstrato exclusivo para dois jogadores lançado em 2013 aqui pela Mitra.

Mecânicas
– Cerco de área
– Controle/Influência de área
– Movimento ponto-a-ponto

O jogo Bizingo é um abstrato que se desenrola em um campo de batalha fictício onde dois exércitos se enfrentam: o azul e o vermelho. A mecânica de movimentação se dá através do ponto-a-ponto e a captura se dá através de cerco de área.

bizingo_componentes1
Componentes

Na sua vez cada jogador(a) pode somente realizar uma ação que é, basicamente, mover uma peça. Existem dois tipos de peças e cada uma desempenha seu papel: soldados e capitães. Cada time possui somente dois capitães e essas peças servem para capturar os capitães adversários.

bizingo_pecas1
Tipos de peças

Através da movimentação inteligente tanto dos soldados quanto dos capitães se torna possível a captura das peças do oponente. Pelas capturas é que o jogo se encaminha para o final. A movimentação se dá por triângulos e cada exército (cor) se move por um triângulo individual: o exército vermelho se move pelos escuros e o exército azul pelas triângulos claros.

bizingo_jogopronto1
Lindo tabuleiro pronto para jogar

Como normalmente se captura cercando as peças adversárias com três da cor oposta, o objetivo final é deixar o oponente com somente duas peças, independente de quais sejam elas.

Considerações finais
Bizingo parece uma evolução de Agon, outro jogo também feito pela Mitra aqui no Brasil. Ao contrário do título anterior, este agora vem com mais opções de estratégia, área de movimentação triangular e mais opções de bloquear o adversário.

O jogo apresenta uma ótima fluidez principalmente para quem tem o mínimo de conhecimento em jogos de tabuleiro ou jogos abstratos para dois jogadores. Apesar da mecânica simples e objetiva, as estratégias para ganhar o adversário devem ser repensadas e checadas a cada turno.

bizingo_partida1
Partida em andamento

A produção da Mitra continua fantástica. O acabamento em MDF é bem feito e pode ser lustrado com cera ou outro produto para ficar com um visual melhor ainda. Iinclusive existe uma ludoteca de jogos à venda da Mitra, clique aqui, vale a pena conferir.

Como todo abstrato, a falta tema melhor aplicado nos componentes e o alto apelo estratégico pode não agradar a todos, entretanto isso não torna o jogo difícil para que novatos entendam e joguem bem. Títulos assim podem levar pouco ou muito tempo para completar a partida. Falta também um pequeno detalhe para melhor orientar o jogador a começar a fazer a preparação do jogo (setup das peças).

Pontos positivos
– Alta rejogabilidade e valor estratégico
– Linda produção em madeira da Mitra
– Jogo abstrato de fácil aprendizado, mas que exige mais do jogador do que Agon
– Bom para iniciantes, ótimo para veteranos

Pontos negativos
– Pode demorar dependendo dos jogadores
– Prazeroso de jogar, mas difícil de dominar