Um bocadinho da história da praga em Messina

Em 1347, galeões genoveses da penínsulada Crimeria chegaram ao antigo porto de Messina. Os galeões tinham muitos, muitos ratos. Os ratos tinham pulgas, muitas pulgas. As pulgas carregavam a praga que passou a ser conhecida como a Peste Negra. Muita praga. Pelos próximos quatro anos, em cidades de toda a Europa, metade da população iria morrer.

De acordo com o site Enfermagem Brasil foi no mesmo ano que a Europa começou a viver a epidemia da peste bubônica (conhecida como “peste negra”) e os primeiros casos que sem tem registro na história européia apareceram na cidade de Messina, na Itália. De Messina, na Sicí­lia, a peste se estendeu para Gênova e Veneza e acabou em pouco tempo atingindo toda a Europa, com consequências catastróficas, dizimando entre 25 e 50% da população do continente.

messina
Foto: StefanoBarillà para it.wikipedia

Nesse cenário que Vladimír e Raúl criaram Messina 1347 este jogo ao estilo “euro” que foi trazido ao Brasil pela Mosaico jogos. Enquanto Raúl Fernández é um novato quanto aos seus lançamentos, Vladimír Suchý já teve outros dos seus jogos lançados no Brasil como Cidades Submersas (Meeple BR), Praga Caput Regni (Mosaico Jogos) e Pulsar 2849 (Devir). Pasmem: ele também o autor de Last Will, sem qualquer versão brasileira, mas bastante conhecido entre os jogadores.

Messina

Será preciso se mudar de para a área rural para evitar contaminação, salvar habitantes da cidade, ajudar a conter a peste e prosperar enquanto tudo isso acontece, através de um jogo econômico com gestão de recursos, diferentes habilidades alocação de trabalhadores e mais outras mecânicas menores. Em breve será resenhado aqui no blog, graças a ajuda divina da Mosaico Jogos. Sucesso!