Arraial para dançar com o bacalhau

Arraial é um jogo português lançado pela MEBO Games, uma das principais editoras portuguesas, em 2018. Aqui no Brasil chegou pela Buró em 2022. O jogo é de Nuno Bizarro Sentieiro e Paulo Soledade e o artista é o Nuno Saraiva.

arraialcaixa1

Mecânicas
– Construção a partir de modelo
– Sistema de pontos de ação

Cada jogador tem um tabuleiro que é a “sua rua” onde decorrerá o seu arraial, uma festa típica portuguesa que lembra muito as festas juninas aqui no Brasil. No centro da mesa de jogo existe uma tenda com 3 peças de “tetris” que o jogador no seu turno poderá puxar para a sua rua e que serão repostas no final do turno por esse mesmo jogador. É possível também mudar a posição das peças para que elas se encaixem da forma melhor no tabuleiro do jogador.

arraial1
Componentes

As peças têm 4 cores diferentes e também 8 formas diferentes e cada vez que o jogador consegue unir 2 peças da mesma cor ganha um visitante dessa cor. Cada vez que o jogador preencher uma linha na sua rua ganha um meeple de visitante branco para adicionar ao à sua festa e o jogador que tiver mais peças unidas da mesma cor ganhará o casal correspondente a essa cor. Por que os meeples? Porque eles são a grande pontuação do jogo!

arraialbgg1
Partida em andamento. Foto: BGG

O arco superior na rua limita o espaço de jogo disponível. O arco move-se para cima aumentando o espaço de jogo cada vez que o jogador faz uma linha, porém ao final da rodada se move dois espaços para baixo. Se porventura o arco sobrepuser uma peça ou vice-versa o arco sairá de jogo, aumentando o espaço de jogo definitivamente mas, também não permitirá a entrada de visitantes brancos, o que diminui os potenciais pontos de vitória ao final da partida.

Cada rodada termina quando não for possível repor as 3 peças no coreto e ao fim de 3 rodadas completas o jogo termina. Quem tiver mais visitantes no seu tabuleiro ganha a partida!

Considerações divinas
Uma vez que se joga Arraial é bem difícil não gostar e até mesmo descartar títulos anteriores do mercado nacional, tanto por conta do seu tema próximo a nossa cultura, mas principalmente pela mecânica central do jogo que é simples e fácil de aprender. Fora a linda arte e apresentação do jogo.

Escolher uma peça e colocar no seu tabuleiro tentando formar as linhas e grupos de cores maiores para ganhar mais visitantes é o ponto central do jogo e está tudo bem: não dá tempo de se tornar repetitivo, mesmo com as 3 rodadas a serem jogadas.

Vale mencionar que a possibilidade de demora no turno de cada jogador é real a partida da segunda rodada: vale mais a pena preencher outra linha ou aumentar a cor azul e roubar um meeple azul de um oponente? Deve-se rodar a peça para encaixar melhor? As perguntas e possibilidades se acumulam conforme o tempo passa.

Apesar de oferecer um bom desafio, talvez os mais exigentes não gostem tanto. Arraial é claramente focado em famílias ou jogadores menos exigentes que curtem um desafio interessante sem uma partida longa e maçante.

Precisamos de um jogo de festas juninas no mercado nacional!

Pontos positivos
– Simples e aprender
– Linda arte e produção de um jogo com base em valor cultural

Ponto negativo
– Tomada de decisão pode demorar