Motorzinho de dados para coletar almas: este é Let’s Summon Demons!

O jogo Let’s summon demons! é uma criação de Ben Stoll em 2021 e também um lançamento da SPIEL do mesmo ano, a maior feira de jogos de mesa do planeta. As artes ficaram por conta de Steven Rhodes e a editora que lançou o título foi a Cryptozoic Entertainment (Spyfall).

demonscaixa1

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Seleção de cartas
– Toma essa
– Rolagem de dados

O jogo começa com uma vela, algumas almas e muita vontade de evocar os demônios sorteados para cada jogar: esse também é o tema. Sendo uma corridinha, o jogo leva os jogadores sempre a conquistarem marcadores de almas da parte central do tabuleiro através da rolagem de dados que valem para todos na maioria das vezes. Ou seja, role os dados, faça seus efeitos, os oponentes também fazem os efeitos das cartas deles com os mesmos números e rodada que segue.

demons1
Componentes. Foto: Divulgação

Cada carta de sacrifício – desde crianças com base em filmes e cultura geek até animais raivosos – traz um número e/ou pequena habilidade. Essa habilidade ativa outras cartas em diversos locais na mesa de jogo, assim como também permite a compra de novas cartas fechadas. Após ter 3 sacrifícios quaisquer a mesa, o(a) jogador(a) pode já evocar um dos seus demônios: um dos objetivos para poder vencer a partida.

demons2
A carta de vela inicial e um sacrifício fofo

Quando 3 demônios estiverem à frente de alguém, ou seja, evocados, basta coletar e acumular 10 almas ou mais para acabar a partida. Vale lembrar que os demônios possuem habilidades horripilantes (principalmente para os oponentes), então quanto mais avançada a partida está mais difícil fica.

demons3
Exemplo de partida

Considerações divinas
O tema naturalmente vai afastar pessoas, principalmente a nível Brasil, país tão religioso e, ao mesmo tempo, recheado de problemas sociais quanto a opiniões e crenças diferentes. Não é preciso levantar bandeiras ou apontar nomes. Claro que isso pode ser algo simplesmente irrelevante para alguns, mas certamente existirão pessoas que sequer vão jogar este simples jogo de construção de motor de pontos, dados e cartas.

O título entrega o objetivo de forma geral: é preciso “evocar demônios” para vencer. Apesar de ser uma finalidade simples, o jogo entrega uma alta interação através das cartas de sacrifícios que também promove o desafio de tentar vencer, pois as cartas de sacrifícios possuem números iguais e quando alguém rola os dados e executa uma habilidade, na maioria das vezes os oponentes também vão realizar alguma habilidade com aquele mesmo número.

As cartas dos demônios tanto podem ajudar jogadores quando trabalhar oponentes. Por um lado, são poderes razoáveis que mudam bastante a partida, principalmente quando os primeiros demônios começam a serem evocados e entram em jogo. Por um outro, algumas habilidades dessas mesmas cartas não são poderosas o suficientes para realizar mudanças na partida, mas valem a pena para tentar vencer.

Let’s summon demons é um bom jogo, na verdade bem bom, para mesas de amigos, principalmente, pela constante “furação de olho” que ocorre somada a alta interação entre os participantes. Um lançamento da SPIEL 2021 que talvez nunca veja a luz do dia no Brasil, mas certamente, pelo tema, foi uma experiência divertida e marcante.

Pontos positivos
– Simples de aprender e jogar
– Tema diferente bem implementado

Pontos negativos
– Tema pode ser um impeditivo para se jogar