EcoFluxx é a ecologia em cartas com mecânica simples

Um jogo criado em 1996 por Andrew Looney e Alison Frane, EcoFluxx é um jogo antigo de cartas que também conta as artes desses autores, além de Derek Ring.

Este é um jogo de uma série antiga chamada “Fluxx” com mais de 20 temas diferentes! EcoFluxx foi criado em 2005 e lançado no mesmo ano aqui no Brasil com fabricação da Copag. Hoje em dia é  comercializado pela Ludeka.

ecofluxxcaix1

Mecânicas
– Gestão de mão
– Colecionar componentes

EcoFluxx é o jogo ecológico com regras que sempre mudam, basicamente. A partida começa simples usando apenas a carta “Regra básica: Compre uma carta; baixe uma  carta na sua vez”. As cartas de “Nova regra” vão rapidamente tornar as coisas bem mais caóticas, pois entram e mudam a partida, muitas vezes completamente!

ecofluxxcartas1
Cartas do jogo

Nessa brincadeira de comprar e baixar cartas, a forma de ganhar o jogo vai mudar frequentemente quando jogadores baixarem as cartas “objetivo”. Aliado ao tema ecológico, em EcoFluxx é possível trabalhar biologia, meio ambiente e preservação enquanto alguém tenta atingir o objetivo inicial do jogo que é a “fotossíntese”: combinar os itens (cartas) “luz do sol” com “folhas” antes que alguém troque o objetivo novamente. Para atrapalhar existem desastres naturais como a “seca” e incêndios.

ecofluxxcred1
Parte inferior da caixinha com os créditos de produção

A série Fluxx jogo é uma série antiga onde basicamente todos os “jogos fluxx” possuem a mesma mecânica de comprar e baixar cartas com algumas mudanças somente em alguns dos títulos, como ZombieFluxx por exemplo. Desde mortos-vivos até programas de televisão como Star Trek, esta é uma série de jogos dos mesmos autores, com outros convidos, ativa desde 1996.

Considerações divinas
Fluxx talvez o mais simples dos jogos de cartas existentes fora do país, pois chega a ser mais simples até mesmo que Uno. As regras novas que entram na partida não criam qualquer complexidade e qualquer pessoa pode jogar.

O jogo de comprar e baixar cartas só teve uma edição no Brasil que foi o próprio EcoFluxx lançado pela antiga paulista Explore Cultura e distribuído pela antiga empresa carioca Tabuleiro Mix Distribuidora.

O ponto alto do jogo é justamente atrapalhar os oponentes quando eles estiverem quase para ganhar o jogo e com isso tornar a partida favorável para si, algo que Munchkin, por exemplo, desenvolve um pouco mais e melhor. O jogo ecológico não chega a ser ruim, mas é esquecível infelizmente.

Pontos positivos
– Simples e rápido
– Atende a todos os públicos

Pontos negativos
– Facilmente substituível por outro jogo