Confronto, magia e Wizards of the wild!

Wizards of the wild é um jogo de 2015 criado por Adam West e Dan Schnake com as artes de Shawna J.C. Tenney. Foi lançado via Kickstarter no mesmo ano pela editora CrossCut Games.

wizardscaixa1

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Jogadores com diferentes habilidades
– Rolagem de dados
– Seleção de cartas

Em Wizards of the Wild, cada jogador é um mago animal lutando no confronto de magia final em Stonehenge. Cada espécie de mago animal tem um poder especial e executam os confrontos através de desafios e feitiços. Quem ganha é o novo rei ou a nova rainha da floresta!

wilds_componentes1
Componentes pelo usuário EndersGame, BGG

Este é um jogo rápido de construção de baralho com dados, onde os jogadores rolam daos personalizados para adquirir magias, derrotar desafios e subornar acólitos. Conforme o jogo avança, as magias e habilidades especiais se combinam de forma única para aumentar seu poder.

wilds_cartas1
Cartas

Durante o turno os dados são rolados até 3 vezes e os resultados podem ser poderes arcanos, tomos, mana (energia), gemas ou crânios. Alguns desses recursos podem ser armazenados e com eles as cartas de magia ou desafios são compradas para permitir que novas habilidades sejam utilizadas imediatamente, durante a partida ou somente no momento da pontuação.

Outros recursos devem ser utilizados instantaneamente para executar habilidades e/ou afetar o jogo dos oponentes.

wilds_partida1
Partida

Após 7 rodadas, o jogo acaba e vence quem tiver mais pontos!

Considerações divinas
Este é um jogo rápido de construir pequenos baralhos e que usados com ótima temática. Os dados e cartas tem uma ótima sinergia e tudo funciona de forma bastante interessante.

Logo na primeira rodada já é possível aprender na prática o jogo. O combo de cartas, poderes e dados é muito bem construído e voltado para uma partida rápida, mas com suas camadas de planejamento a médio prazo. Equilibrar entre atrapalhar a mesa de jogadores ou favorecer o próprio jogo é fundamental.

Infelizmente existe também espaço para grandes períodos pensativos no que fazer, também conhecidos como AP ou downtime. Muitas vezes as combinações levam a resultados próximos que vão guiar as jogadas futuras. Uma boa opções para “consertar” isso é jogar com apenas 2 ou 3 jogadores.

Pontos positivos
– Simples e estratégico
– Tema divertido e bem implementado

Pontos negativos
– Rápido no começo, mas com espaço para demora entre turnos