Uma nova forma de jogar capoeira em Paranauê

Paranauê é um jogo brasileiro criação do designer paraibano Wagner Porto e foi lançado pela Ludens Spirit em 2019 através de financiamento coletivo na plataforma Catarse.

Agradecimentos à Ludens Spirit pelo protótipo final! O jogo está em campanha no Catarse, clique aqui para apoiar o projeto!

paranauecaixa1

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Construção a partir de modelo
– Force sua sorte
– Gestão de mão
– Negociação
– Rolagem de Dados

O jogo brasileiro Paranauê se passa no final do século XIX onde a capoeira, patrimônio cultural do Brasil nos dias atuais, é proibida por lei de forma injusta. O objetivo do jogo é fazer mais pontos de vitória através da fabricação de seus instrumentos musicais, integrantes da sua roda e duelos com seus colegas!

paranaue_instrumentos1
Instrumentos

A rodada começa comprando cartas de bônus para ganhar mais pontos de vitória, assim como também cartas do jogo que podem ter partes dos instrumentos, roupas para seus capoeiristas, cartas especiais que aumentam os pontos de certas ações e outros.

paranaue_roupas1
Meeples de capoeiristas e cartas de roupas

Além de lidar com a compra e escolha de cartas é possível duelar com um oponente, onde entram as cartas de golpes do jogo. Os golpes são divididos em três categorias e para vencer o duelo é necessário ter uma soma maior em ao menos duas. Para ter uma soma maior o jogador usa o resultado de dados, cartas que aumentam a força naquela categoria e também os próprios capoeiristas que somam diferentes valores de acordo com a cor do meeple.

Quem vence o duelo pode pegar um novo capoeirista no saco ou pegar o que foi jogado pelo adversário!

paranaue_golpes1
Golpes

Por fim, cada jogador possui um objetivo maior, recebido no começo de cada partida, que dá pontos extras ao cumprir no final da partida. Vale lembrar que ainda é possível ajudar os adversários com cartas para ganhar pontos, porém a considerar que a partida se encerra quando um dos jogadores atinge um número pré-determinado de pontos, então cuidado na roda de capoeira é pouco!

paranaue_final1
Exemplo de final de partida

Considerações finais
Este é um jogo simples com diversas mecânicas que lembram jogos já existentes no mercado, porém com seu valor próprio. Trabalhando um tema brasileiro, Paranauê traz um jogo leve, porém competitivo, que pode ser jogado por crianças e idosos.

A mecânica de ajudar o adversário e ganhar algo, muito trabalhada em Munchkin, traz a leve impressão de que a cooperação é algo a ser explorado, o que também traz esse sentimento na criançada. Isso, claro, cai por terra quando algum dos jogadores está para fechar os pontos que encerra o jogo.

O jogo poderia se estender até seis jogadores, pois quanto mais pessoas na mesa, mais divertido fica! Além da disputa mais intensa, o baralho do jogo roda com maior velocidade, o que facilita conseguir determinadas cartas com a possibilidade de descartar o que não se quer.

Pontos positivos
– Divertido e familiar
– Tema, jogo e arte brasileiros
– Jogo competitivo e educativo

Pontos negativos
– Fica melhor com mais jogadores à mesa