Seja o primeiro a montar seu quebra-cabeça em Ubongo

“O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido!” – Provérbio africano

ubongocaixa1

Lançamento de 2003 na Europa, Ubongo é um jogo abstrato com temática africana, uma criação do polonês Grzegorz Rejchtman com as artes de Nicolas Neubauer. Aqui no Brasil teve seu relançamento em 2014 durante a impressão da segunda edição do jogo, através da editora Devir.

Agradecimentos divinos à editora pela confiança no blog Meeple Divino!

Mecânicas
– Colocação de peças
– Colecionar componentes
– Tempo real

Em Ubongo, que significa “cérebro” no idioma africano swahili, cada jogador recebe peças de formatos diferentes que lembram o jogo clássico Tetris e também adquire uma placa com espaços vazios que precisa ser montada antes do tempo! O objetivo em Ubongo é cobrir todos os espaços vazios com as peças que cada um recebe de acordo com o resultado de um dado.

ubongo_componentes1
Componentes

Entretanto, o jogo também é uma grande corrida contra o tempo! O quebra-cabeça de montar a figura nos espaços vazios precisa ser resolvido antes de acabar o tempo. Quem conseguir acabar primeiro grita “Ubongo!” e pode pegar joias coloridas no tabuleiro de pontuação do jogo, o que vai garantir pontos a cada rodada. Quem não conseguir montar, fica sem pontos!

ubongo_pontos1
O tabuleiro de pontos também marca o número de rodadas restantes

O jogo conta com dois modos, normal e difícil, que possuem mais ou menos peças para montar no mesmo tempo da ampulheta.

ubongo_dificil1
Modo normal à esquerda e difícil à direita, com mais peças a serem montadas

O tempo da ampulheta também é o tempo que os jogadores tem para separar as peças que precisam, solucionar o quebra-cabeças e pensar nas melhores jóias para a pontuação individual. Boa sorte!

ubongo_pecas1
Peças dos jogadores

Considerações finais
Ubongo é um jogo que surpreende por dois motivos: O primeiro por mesclar uma arte fantástica baseada em uma temática africana com uma mecânica que exige raciocínio rápido e ao mesmo tempo estratégico. O segundo motivo é que, por ser um jogo que se aprende rápido, não demonstra todo seu potencial nas primeiras partidas. Aliado à isso, ainda possui material suficiente para garantir uma boa rejogabilidade com partidas diferentes.

O jogo é bem simples e com um pequeno caos muito divertido. A ampulheta se torna a grande “inimiga” dos jogadores, assim como também o ponto alto da diversão: resolver tudo em tão pouco tempo (cerca de 1 minuto) é tarefa árdua, ainda mais em tempo real contra os oponentes!

Além da ampulheta e diferentes formas para montar, Ubongo ainda possui um modo avançado onde cada jogador recebe 4 ao invés de 3 peças para montar nos espaços vazios. Parece pouco, mas a diferença da dificuldade é grande!

Ubongo possui um organizador de plástico de boa qualidade que acomoda todas as peças permitindo guardar a caixa do jogo na vertical ou horizontal. A edição do jogo lançada no Brasil possui novas regras quanto a pontuação, onde as gemas possuem pontos diferentes. Já a primeira edição possui a regra de quem tiver mais gemas da mesma cor vence, o que adiciona mais uma camada estratégica no jogo.

Excelente para jogar com a família, com a criançada e com os mais velhos também!

Pontos positivos
– Jogo de regras simples
– Linda arte e tema
– Fácil de aprender e ensinar
– Atende todos os públicos

Pontos negativos
– Corrida em tempo real pode desagradar alguns