Pegue o objeto correto em Fantasma Blitz

“Com todos os jogadores a jogar ao mesmo tempo, alguém revela uma carta, em seguida, os jogadores devem pegar o objeto “certo” – mas qual objeto é o certo?” – Página do jogo no portal Ludopedia

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Fantasma Blitz, ou Ghost Blitz no original, é um jogo criado por Jacques Zeimet com as artes da portuguesa Gabriela Silveira em 2010. Chegou ao Brasil em 2011 pela mãos da editora Devir.

Agradecimentos divinos à editora pela confiança no blog!

Mecânicas
– Reconhecimento de padrão
– Tempo real

Fantasma Bliz é um jogo familiar e também infantil onde cada jogador(a) precisa coletar o objeto correto de acordo com as cartas que são reveladas em cada rodada do jogo, sempre seguindo as regras da partida (existem variantes no manual).

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Componentes

A cada rodada apenas uma carta é revelada do baralho central do jogo e os jogadores precisam usar somente uma mão para coletar o objeto correto. Este “objeto correto” precisa ser, a princípio, um objeto que possua a cor que esteja na carta como, por exemplo, o livro azul ou a garrafa verde.

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Exemplo de cartas do jogo

Mas e se na carta não aparece um objeto com a sua cor original? Então, nesse caso é preciso que o(a) jogador(a) recolha o mais rápido possível algum outro objeto que não esteja na carta e nem mesmo tenha sua cor na mesma. Exemplo: se a carta mostra um fantasma azul e um rato vermelho, então a garrafa verde pode ser recolhida, porque nem a garrafa e nem a cor verde aparecem na carta.

Quem acerta o objeto recolhido pega a carta aberta para marcar um ponto. Se errar, entrega uma carta para quem acertou o objeto (isso vale para todos que erraram). A partida se desenrola nessa disputa de quem pega mais rapidamente até que o baralho de cartas acabe. Quem fizer mais pontos, ganha!

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Partida em andamento

Considerações finais
Sem sombra de dúvida Fantasma Blitz é um jogo de atenção e destreza, onde os detalhes fazem toda a diferença. Pegou a cor ou objeto errado? Perde uma carta!

Isso é ótimo para trabalhar algo de valor extremamente importante na criançada: a frustração de perder. Toda criança precisa aprender a ser um bom perdedor ou boa perdedora e assim se tornar um ser humano agradável para jogar junto sempre. Algo que também muitos adultos poderiam exercitar, claro.

O nível simples de detalhes necessário para se coletar os objetos corretos nas cartas também é fundamental para a diversão do jogo – a bem da verdade, este é o ponto principal de tudo – e essa atenção gera risadas e brincadeiras com facilidade.

As variantes do manual são bastante interessantes e trazem novo fôlego à um jogo simples, mas que faz uma boa diferença e adiciona mais importância na rapidez e nos elementos presentes nas cartas.

Regras simples e tema infantil podem afastar os jogadores mais exigentes, assim como também aqueles mais vagarosos dado que é um jogo que lida com rapidez de escolhas. Além disso, a edição vendida no Brasil possui manual em português de Portugal, o que pode gerar alguma dificuldade no entendimento das regras.

Pontos positivos
– Regras simples de aprender e ensinar
– Jogo de rapidez ótimo para crianças

Pontos negativos
– Regras muito simples podem desagradar