Colecione bonecas russas em Matryoshka

“Algumas Matryoshkas raras compostas por sete bonecas cada uma, foram espalhadas durante os anos e acabaram distribuídas aleatoriamente entre alguns colecionadores de antiguidades. Estes colecionadores marcaram um encontro para troca de bonecas e tentar remontar as Matryoshkas raras. Obviamente, cada colecionador quer sair desta reunião com a coleção mais valiosa. Mas quem vai ter sucesso?” – Manual do jogo

matryoshkacaixa1

Matryoshka é um jogo brasileiro, criação de Sergio Halaban (Sheriff of Nottingham, Quartz) e com as artes de Eduardo Bera (Medina) lançado em 2016 pela Mandala Jogos.

Mecânicas
– Negociação
– Colecionar componentes

De forma geral, o objetivo de cada um em Matryoshka será fazer a melhor coleção de bonecas para gerar a maior pontuação possível. Para isso é necessário criar sequências de números da mesma boneca ou sequências de bonecas diferentes com o mesmo número.

matryoshka_componentes1
Componentes

A cada turno cada um terá uma mão de cartas na mão que já vai guiar (ou não) qual é a sequência de bonecas que pode ser baixada para fazer pontos de vitória ao final da rodada.

matryoshka_numeros1
Todas as bonecas de um tipo

Existem cartas na mão que podem ser negociadas e, ao final de cada rodada, as cartas baixadas que cada um terá em sua frente vai compor a sua coleção. Essa coleção é uma indicação (ou não) do que se está interessado, para dar uma dica para os outros jogadores na fase de negociação. A cada rodada vão aumentando as cartas a serem baixadas para sua coleção.

Nesta fase de negociação, o(a) jogador(a) ativo(a) vai escolher uma carta para trocar com os demais e todos os oponentes vão fazer uma proposta. Quando todos tiverem realizado ao menos uma troca (obrigatório), a rodada se encerra e um número pré-determinado de cartas deve ser baixado na mesa mirando a pontuação final do jogo.

matryoshka_bonecas1
Bonecas e suas lindas cores

Após quatro rodadas, a partida se encerra e os jogadores baixam seus conjuntos finais de bonecas em um total de 14 cartas. A pontuação é feita pela sequência em números iguais ou da  mesma boneca e vence quem tiver mais pontos.

matryoshka_pontos1
Exemplo de pontuação

Considerações finais
Matryoshka é um jogo brasileiro e muito reconhecido tanto aqui quanto lá fora por sua simplicidade e genialidade: regras que entrega um jogo fácil de entender, mas difícil de dominar para ser sempre o vencedor.

A simplicidade de trocas das bonecas traz a medida certa entre a interação dentre os jogadores com a necessidade de estar olhando o jogo alheio, lendo as jogadas dos oponentes e tomando cuidado com as cartas baixadas. Nesse meio, também pode ser considerado um jogo de leilão onde a melhor oferta de carta de boneca leva a carta do oponente.

Sua simplicidade de regras também pode não agradar a todos, principalmente aqueles que, pelo nome grandioso do autor e por títulos lançados anterior (como Quartz, pela mesma editora brasileira) podem vir a esperar algo grande em uma caixa pequena. Matryoshka tem seu claro valor como jogo leve, mas jogos leve tendem a desagradar os jogadores mais exigentes, infelizmente.

O tempo de jogo pode ser elevado por conta das fases de negociação, além do tempo que cada jogador leva para escolher as novas cartas a serem baixadas nas fases de pontuação. Nada que diminua a diversão, mas é algo a ser notado.

Com uma linda arte e design, este é sem dúvida um jogo brasileiro com ótimo valor de compra e que facilmente pode ser jogado com qualquer público, além de ser obra de um autor importantíssimo para o mercado nacional!

Pontos positivos
– Regras fáceis de aprender e jogar
– Caixa pequena com bastante conteúdo
– Agrada facilmente todos os públicos
– Linda arte, design e criação brasileira

Pontos negativos
– Simplicidade de regras pode desagradar
– Turnos podem demorar