Infecte todos os humanos em Stay Away!

“Um grupo de arqueólogos desapareceu misteriosamente durante uma expedição à ilha de R’lyeh. Você é um membro de uma equipe de resgate enviada para ajudá-los, mas quando você investiga o local, você encontra algo terrível que busca destruir sua equipe…” – Caixa do jogo
staycaixa1

Stay Away!, ou em tradução livre “Fique longe!”, é um jogo festivo criado por Antonio Ferrara e Sebastiano Fiorillo (criadores também de Last Friday) com as artes de Alessia Valentina Coppola e Sebastiano Fiorillo, originalmente lançado em 2014 e veio para o Brasil em 2018 pela Sherlock S.A.

Agradecimentos à editora mais investigativa do Brasil! #punintended

Mecânicas
– Cooperativo
– Eliminação de jogadores
– Gestão de mão
– Jogo em equipe
– Narração de histórias
– Seleção de cartas
– Toma essa
– Blefe
– Dedução

Em Stay Away! um grupo de arqueólogos desapareceu misteriosamente durante uma expedição em uma ilha. Investigadores vão ao local para descobrir o que houve, porém percebem que uma coisa horrenda está entre eles ameaçando tomar suas vidas. Dessa forma, aqui existe um jogo semi-cooperativo onde um jogador é, literalmente, a Coisa e todos os outros são humanos investigadores. Obviamente os investigadores precisam eliminar a coisa e cooperar entre si para isso.

stay_componentes1
Jogo somente de cartas

A cooperação se encontra no fato de que todos os investigadores precisam trabalhar juntos para descobrir e eliminar a Coisa. Porém, a Coisa sabem quem é ela por conta da sua carta de personagem, logo também sabe que os demais jogadores são todos investigadores. Mesmo com dois times em jogo, a coisa pode mudar de figura. #piadinha

stay_personagens1
Infectados, Coisa e direção da rodada

Na mão do jogador sempre existirão quatro cartas. No jogo existem dois tipos de carta: as de Stay Away com situações diversas e as cartas de Pânico com uma rosa. As cartas de Stay Away permitem criar barreiras entre jogadores, mudar de lugar na mesa do jogo (literalmente), suspender a troca e ações contra um jogador, dentre outras coisas, e podem ser descartadas. Já as cartas de Pânico precisam ser reveladas e jogadas imediatamente, o que obriga a cumprir o que está escrito na carta.

stay_panico1
Exemplo de cartas de Pânico

O motivo de mudar de lugar na mesa é que uma das possibilidades do jogo é a troca de cartas e tanto a Coisa quanto os investigadores só podem trocar cartas com os adversários adjacentes, ou seja, à esquerda ou direita de si mesmo.

Nesse momento da troca é que a Coisa pode passar cartas de Infectado, o que colocar o investigador, até então “humano” no time da Coisa, e faz com que agora este time aumente. Os Infectados sempre precisam ajudar a Coisa a vencer o jogo.

stay_cartasstay1
Exemplo de cartas Stay Away

A partida pode acabar de algumas formas bem distintas: se a Coisa infectar a todos os investigadores, ela ganha o jogo sozinha; se os investigadores eliminarem a coisa através do uso das cartas então a Coisa perde e o s investigadores ganham e, por fim, se os infectados conseguirem eliminar um ou mais jogadores humanos sobreviventes, tanto a Coisa quanto os Infectados ganham a partida.

stay_armas1
Muitos itens interessantes no jogo

Considerações finais
Dentre os jogos no Brasil que lidam com algum tipo de “traidor” como Dead of Winter, Saboteur e outros, Stay Away! certamente se destaca pela interação diferente que propõe durante a partida: trocar de lugar na mesa, bloquear a troca de cartas com jogadores, trocar cartas, eventos aleatórios e outros. Isso cria situações hilárias e ao mesmo tempo incomuns!

A arte e design do jogo são muito bem feitos e permitem uma fácil leitura do texto das cartas, textos esses que são bem claros quanto ao que se pode (ou deve) fazer durante a partida. Atenção especial para as cartas de Pânico que devem ser lidas com atenção. Em se tratando de texto, o manual possui algumas pequenas falhas com os seus textos em itálico e existe uma errata da editora Sherlock na web.

Também em termos de jogos com identidade secreta Stay Away! adiciona uma possibilidade que é a troca de times, o que não se vê comumente em outros jogos que utilizam essa mecânica. O jogador com a carta a Coisa deve sempre se preocupar em transformar os outros adversários em Infectados (a Coisa tem que coisar!) e, mesmo que isso ajude a revelar sua identidade para os demais é possível ganhar a partida. Inclusive, as regras permitem que alguém fale a verdade sobre sua identidade no jogo, mas sem mostrar suas cartas!

O jogo demora um pouco para empolgar no começo, pois as suspeitas são altas e as apostas em quem é quem também, mas isso não chega a ser um problema. Em grupos de 6 jogadores ou mais, Stay Away! demonstra todo seu potencial claramente.

Pontos positivos
– Jogo festivo com ações diferentes e divertidas
– Cartas de Pânico criam situações hilárias e inusitadas
– Até 12 pessoas jogam
– Jogo blefe, verdades e muitas dúvidas

Pontos negativos
– Demora um pouco para empolgar