Resenha – Sereias

“Em Sereias, você assume o papel de regente musical na Costa do Sol, uma costa marítima repleta de Sereias que, com seu belo canto, são capazes de encantar as embarcações até dos navegantes mais famosos e destemidos.” – Página do jogo no portal Ludopedia

sereiascaixa1

Sereias é o primeiro lançamento oficial da dupla de designers cariocas Jorge Luís e Sabrina do Valle, ambos designers integrantes do estúdio Casa do Goblin. O jogo é um lançamento em financiamento coletivo da Potato Cat neste ano, 2019. As ilustrações são de Mariana Livraes e design gráfico de Jéssica Lang. A produção do jogo será feita pela LudensLab.

Este é um jogo ainda em protótipo que está em fase final de financiamento coletivo! Clique aqui e faça seu apoio! Além disso, esta postagem contou com a colaboração de Andreza Farias, artista e design participante do estúdio Casa do Goblin. Obrigado!

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Gestão de mão
– Toma essa

Nos Setes Mares desse mundo à fora existe um maravilhoso coral de Sereias que precisa de um novo regente musical. Então essa é a missão de cada jogador que embarca nesse jogo: reger da melhor forma o seu coral de sereias para fazer com que seja o mais pitoresco de todos! Com isso mais e mais navios serão atraídos para o fundo do mar…

sereias_componentes1
Componentes

Sereias é um jogo de cartas onde navios entrarão ao centro da mesa e serão atraídos apenas pelo melhor dos corais, aquele que possui a melhor combinação de sereias a cantar e encantar. Para que os navios sejam vítimas dos encantos de um coral é preciso baixar as cartas certas! Porém, além da dificuldade variada de se capturar os navios, os outros jogadores também pode jogar cartas para atrapalhar e ainda existe a figura dos caçadores, navios prontos para a batalha contra os encantos das sereias.

sereias_sereias1
Sereias

Durante a rodada, cada um na sua vez, os jogadores podem realizar ações como jogar cartas (que é equivalente à “cantar”), sabotar um caçador, usar uma carta para atrapalhar os adversários (cartas de artimanhas) ou ainda usar efeito das suas sereias. Vale lembrar que se estiver com a carta dos ventos deve movimentar os navios no centro da mesa, o que pode ocasionar adição de novos navios em jogo.

sereias_artimanhas1
Exemplos de cartas de artimanhas

Os navios capturados trazem uma certa quantidade de chapéus piratas que representam os pontos de vitória do jogo. Cada navio pede uma combinação diferente de cores das sereias e o caçadores pedem na verdade sereias iguais de cores que não estejam na carta.

A partida continua até que um dos jogadores consiga juntar a quantidade de navios de acordo com a quantidade de jogadores à mesa. Vence quem tiver mais pontos. Atenção para os navios famosos como Willy Caolho, Francis Drake e outros!

sereias_barcos1
Barcos

Considerações finais
Definitivamente esta é uma joia do estúdio Casa do Goblin, parceiros do blog divino, que se provam sempre competentes em construir jogos divertidos e bem elaborados: Sereias é divertido e disputado na medida certa, além de ser muito bem construído e também, com suas lindas sereias, trazer a representatividade feminina à tona.

O jogo é rápido e apresenta diversas formas sutis de se chegar à vitória, principalmente que há no manual diferentes formas de pontuar os navios, inclusive formando conjuntos de cores. Simples e eficiente.

A jogabilidade é direta e as regras são facilmente absorvidas, apenas ficando a preocupação de ler a simbologia das cartas e também fazer uma leitura do que esta à mesa. Como em quase todo jogo que possui a mecânica “toma essa”, quem estiver na frente para encerrar ou ganhar o jogo normalmente é perseguido pelos demais.

Por fim, o jogo funciona bem em qualquer número de jogadores, mas brilha com 3 ou mais jogadores à mesa. Não que seja um problema, pois é um título de caixa pequena que vai bem em qualquer coleção para 2 jogadores, por exemplo.

Jogo em financiamento coletivo! Apoie clicando aqui!

Pontos positivos
– Divertido e disputado de forma equilibrada
– Linda arte e produção brasileiras
– Mais uma joia da Casa do Goblin
– Cartas equilibradas na mecânica de “toma essa”

Pontos negativos
– Brilha com 3 ou mais jogadores à mesa