Resenha – Onweso

“Onweso é classificado com um jogo de mancala por ser baseado em regras de contagem e captura.” – Manual do jogo, versão da Mitra Jogos

baocaixa1

Bao e Onweso fazem parte de um único conjunto de jogos lançados aqui no Brasil pela Mitra como um único produto, assim como informado na resenha da parte do jogo Bao aqui no blog. Originários da África, ambos os jogos são variações da mancala, também africano.

Agradecimentos à editora Mitra pelos jogos! Essa é uma resenha apenas do jogo Onweso. Para saber mais sobre o jogo Bao, clique aqui.

Mecânica
– Movimento ponto-a-ponto

Em Onweso, o objetivo é vencer o adversário também através de situações específicas, assim como em Bao. Se um dos jogadores não tiver mais como se movimentar ou se perder todas as suas peças por conta de capturas do adversário. Ainda existem pequenas situações derivadas de movimentos e capturas no manual que também são dadas como vitória.

Componentes

As grandes diferenças de Onweso para Bao estão na preparação do tabuleiro para o início da partida e também no fato de que não é permitido fazer movimentos a partir de casas que contenham uma única peça. Isto é, para se movimentar de casa em casa e realizar uma captura de sementes é sempre necessário ter no mínimo duas peças sementes para iniciar o movimento.

Onweso também não possui fases distintas. Para atingir o objetivo de capturar as peças do adversário é necessário se movimentar e para se movimentar é preciso realizar a semeadura, assim como em Bao: cada um escolhe, na sua vez, uma das suas casas do seu lado do tabuleiro (que contenha pelo menos 2 peças ou sementes), colhe todas as peças dali e passa a “semear” essas pecinhas colocando uma peça em cada casa começando pela casa seguinte e somente no sentido anti-horário, ou seja, para a esquerda.

onweso_setup1
Preparação simples

Se durante a semeadura a última peça cair em uma casa vazia, o movimento e a vez do jogador em questão acabam. Se cair em uma casa com uma ou mais peças, então o movimento continua, o que permite, inclusive, captura múltipla de peças do adversário.

A captura acontece quando uma peça cai em uma casa com uma ou mais peças e nas fileiras correspondentes do adversário também existirem peças. Daí acontece a captura das peças de ambas as fileiras do adversário e a semeadura logo em seguida, até que não seja mais possível se movimentar ou capturar algo.

Final de partida

Considerações finais
Como colocado na resenha anterior, Bao e Onweso são considerados mancalas de quatro grau: se a mancala original possui duas fileiras para movimentação e captura, aqui temos quatro fileiras e o dobro de atenção necessária.

Aqui existe uma simplicidade maior do que em

Bao, onde não importam as casas do centro, mas sim a forma como vão ser movimentadas as peças: em sentido anti-horário e apenas em casas com duas ou mais peças.

A captura também não é das mais fáceis: apenas com peças nas duas fileiras do adversário. Traz um jogo mais rápido na teoria, mas também mais difícil na prática. Se prepare para queimar a cabeça enquanto aprende a jogar!

Como todo bom jogo abstrato, Onweso é difícil de se dominar. O tempo de aprendizado é grande, mas recompensador. Assim como Bao, não é para todos, mas sem dúvida todos deveriam tentar! Este é um jogo que faz parte da Enciclopédia de Jogos da Mitra.

Pontos positivos
– Regras simples em um jogo difícil
– Um pouco mais fácil que sua contraparte Bao
– Jogo clássico e cultural que traz inúmeras possibilidades de vitória
– Produção da Mitra

Pontos negativos
– Difícil de se dominar