Resenha – No thanks!

“O vencedor será aquele que tiver a menor pontuação ao final do jogo!” – Caixa do jogo, versão PaperGames

nothankscaixa1

No thanks! é um jogo festivo criado por Thorsten Gimmler em 2004 e a nova edição lançada no Brasil pela editora PaperGames conta com as artes de Atelier Löwentor (Bohnanza). O lançamento no nosso país foi em 2019 e o agradecimento vai para a editora parceira!

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Leilão
– Force sua sorte

Após a preparação do jogo, cada um ganha um certo número de fichas de acordo com o número de jogadores. Como o objetivo do jogo é terminar com o menor número de pontos, essas fichas são de extrema importância.

Para começar a partida, um jogador abre uma carta do baralho central de compras.  A carta tem somente a informação de um número que vai de 3 a 35. Nesse momento, quem abriu a carta tem duas opções: ficar com a carta para si ou colocar uma ficha em cima da carta e automaticamente passar a vez para o próximo à esquerda.

nothanks_componentes1
Componentes

Cada ficha que é colocada em cima da carta aberta fica na carta até que alguém a pegue para si. Nenhuma outra carta é aberta enquanto isso. Quem pega a carta para si fica com as fichas que foram acumuladas ali, porém agora também faz os pontos do número escrito, ou seja, quem fica com a carta 10, por exemplo, está ganhando dez pontos.

Um jogador só pode usar da opção de não pegar uma carta enquanto ainda tiver fichas para isso. Caso não tenha é obrigado a pegar. Porém, para cada conjunto de cartas numéricas em ordem faz com quem somente a menor pontue: se alguém possui as cartas 19 e 20 por exemplo, então somente o 19 pontua marcando dezenove pontos.

Ao final da partida, quando o baralho central acabar, todos contam suas cartas e cada ficha que o jogador ainda tiver tira um ponto.

nothanks_cartas1
Cartas bastante coloridas

Considerações finais
Este é um jogo que pode entrar facilmente em uma lista de “pequenas caixas, grandes jogos”. No thanks! agrada facilmente com uma mecânica absurdamente simples e pouquíssimos componentes, além de uma caixa pequena que cabe em um bolso, por exemplo.

O jogo oferece muito em termos de diversão com apenas duas opções de ação, entretanto também abre um espaço para que os jogadores mais competitivos  e veteranos possam tentar empurrar certas cartas para os jogadores novos. Ainda assim, existe a clara e ampla possibilidade de que os jogadores novos consigam entender isso rapidamente por uma informação bem clara no jogo.

Por oferecer partidas rápidas, No thanks! costuma agradar a todos os públicos e por não depender de idioma também.

Pontos positivos
– Partidas rápidas e divertidas
– Regras e mecânicas muito simples
– Caixa pequena para um grande jogo

Pontos negativos
– Nenhum