Resenha – Munchkin loot letter

“Munchkin: Loot Letter traz toda diversão de lootear um monte de ouro em 16 cartas, e nada daquela ladainha romântica do outro jogo” – Página do jogo no portal Ludopedia

lootcaixa1

Munchkin loot letter é uma variação do jogo Love Letter criado originalmente por Seiji Kanai em 2012. Aqui no Brasil chegou em 2014 pela mãos da editora Galápagos.

Mecânicas
– Gestão de mão
– Memória

Mecanicamente, Munchkin loot letter se joga da mesma forma que o original Love Letter, porém agora com o tema adaptado para o jogo base Munchkin de Steve Jackson. Em se tratando de Munchkin, existe uma resenha divina neste link.

lootletter_componentes1
Componentes

Considerando o tema adaptado, em Loot Letter o objetivo é ainda eliminar os outros jogadores ou manter a carta mais alta ao final da partida quando o baralho de compras acabar. Nada muda até então quanto aos dois jogos.

Elimina-se os outros jogadores com as habilidades que cada carta possui: adivinhar a carta dos oponentes, comparar os valores das mãos, trocas as cartas, entre outros. Já a vitória por ter a carta mais alta é dada por segurar a carta de maior valor, seja a do jogo todo – que é a carta número 8 chamada de “tesouro” – seja pela mais alta quando todos revelam sua mão assim que o baralho central acaba.

lootletter_cartas1
Cartas do jogo

De acordo com o número de jogadores, o número de vitórias varia e essas são marcadas por fichas que já vem com o jogo, chamadas de “tesouros”.

lootletter_tesouros1
Fichas de tesouros

Considerações finais
De forma geral, Munchkin loot letter agrada pelo seu tema e pelas pequenas piadas. Não existem mudanças na mecânica do jogo como personagens a mais ou habilidades diferentes, há apenas a oportunidade de jogar Love Letter com um tema diferente.

Assim, com isto posto, o tema de Munchkin agrada, mas não acrescenta em nada. O tema do jogo original, Love Letter, ainda agrada mais – e inclusive faz mais sentido – do que o tema de fantasia deste que exige alguma abstração por parte do jogador.

Quem é fã da grande série de jogos de Munchkin com toda a certeza vai gostar do tema de Munchkin. Caso contrário, o jogo original é melhor quanto ao tema (a mecânica de ambos é a mesma, conforme já descrito), porém isso é algo pessoal.

Mecanicamente, a série de jogos com base em Love Letter é sensacional, vale a pena conhecer.

Pontos positivos
– Jogo rápido e divertido
– Caixa pequena que pode ser levada para qualquer lugar

Pontos negativos
– Apenas uma mudança de tema, sem quaisquer novidades