Resenha – Good Cop Bad Cop

“A corrupção se infiltrou em sua agência. O criminoso infiltrado deve ser autuado antes que os policiais corruptos tirem o agente do poder.” – Caixa do jogo

copcaixa1

Good Cop Bad Cop é uma criação de Brian Henk e Clayton Skancke e conta com as artes de Dwayne Biddix. Um lançamento lá fora de 2014 pela Overworld Games e aqui no Brasil também lançado no mesmo ano. Agradecimentos à Mandala Jogos por trazer ao Brasil e pela parceria com o blog divino!

Mecânicas
– Gestão de mão
– Eliminação de jogadores

Em Good Cop Bad Cop os jogadores se encontram um distrito policial e precisam investigar seus colegas a fim de descobrir quem é o líder corrupto e quem é o líder honesto. Uma vez descobertos, o objetivo é eliminar esses jogadores antes que eliminem o líder do seu time.

cop_componentes1
Componentes

Os policiais honestos possuem a personagem “Agente” como seu líder e os policiais corruptos possuem o personagem “Infiltrado” como seu líder. Cada jogador(a) recebe 3 cartas de personagens e a maioria dos personagens determina se aquele(a) jogador(a) está no time dos corruptos ou honestos. Quem tem a carta Agente ou Infiltrado já sabe onde joga.

cop_personagens1
Personagens

Além de investigar e visualizar uma das cartas de personagem de algum dos jogadores à mesa, uma das ações do jogo é pegar um equipamento para ativamente realizar uma ação extra como impedir alguém de pegar cartas, fazer com que alguém vire cartas de personagem e outros.

cop_equips1
Exemplo de equipamentos

No jogo também existe a figura da carta arma, aberta a todos, e que serve como o gatilho para encaminhar a partida ao seu fim. Uma vez que um(a) jogador(a) recebe um “tiro”, ele(a) está fora da partida e todas as suas cartas de personagens são reveladas. Se uma das cartas reveladas for do Agente ou do Infiltrado, um marcador de ferimento é dado a este(a) jogador(a). Para eliminar um líder, é preciso dois tiros no mesmo.

cop_ferimento1
Marcadores de ferimentos

Considerações finais
Good cop bad cop é o típico jogo festivo que boa parte do público que joga jogos de tabuleiro gosta: intriga, acusações e rapidez. Este é um jogo de 4 a 8 jogadores bastante rápido, mais até do que Coup da mesma editora, por exemplo (inclusive, é mais barato).

O jogo gira em torno da dedução de quem é de qual time, já que as três cartas de personagem confundem uma acusação inicial de que “você é do time tal”, inclusive com uma regra que reforça o fato de que não se pode revelar diretamente o conteúdo das cartas.

Assim sendo, este é um título perfeito para iniciantes, principalmente quem não tem costume com os tabuleiros que temos no catálogo nacional. As ações são simples e diretas, com poucas exceções nas regras.

Por fim, o jogo brilha com a mesa cheia, ou seja, quanto mais jogadores, melhor. Portanto, para grupos maiores, Good cop bad cop é uma ótima escolha.

Pontos positivos
– Simples e fácil de aprender e ensinar
– Rápido
– Facilmente se joga mais de uma partida
– Jogo barato de se adquirir

Pontos negativos
– Fica melhor com mesa cheia