Resenha – Owned: Um novo jogador

“Em “OWNED” você é André, um técnico de informática viciado em videogames cuja vida começa a virar um videogame. Enquanto isso, ele deve tentar conquistar pelo menos uma dentre sete garotas.” – Sinopse do livro

owned_capa1
Capa

O livro-jogo Owned: Um novo jogador é o primeiro livro-jogo da experiente escritora carioca Simone Campos, publicado pela editora 7Letras em 2011. Existe uma versão online do mesmo, gratuita, mas deixa de forma dicas, estratégias e ricos textos sobre o processo criativo do livro.

Agradecimentos à autora e também à editora 7Letras e também à autora Simone Campos!

Mecânica
– Livro-jogo

O livro-jogo Owned coloca o jogador na pele de um técnico de informática chamado André que precisa conquistar uma das sete meninas que está na história. O jovem, que trabalha em um pequeno laboratório de conserto de computadores, passa por diversas situações para falar, conhecer e se aproximar das meninas, enquanto joga seus jogos de computador e vivem um vida cotidiana.

As partes que conduzem o leitor nem sempre levam à escolhas, logo parte do livro é ler e construir mentalmente os diferentes cenários nos quais o personagem está. Nesses cenários, as escolhas trazem consequências diferentes: um item que falta pode impedir o acesso à um local, por exemplo; escolher agir com ética pode permitir um espaço para galantear uma personagem mais a frente.

owned_livro1
Dedicatória

Enquanto André, o leitor pode facilmente agir como canalha, de forma neutra ou como um jovem bobo e imaturo em alguns momentos. Isso traz aspectos e diálogos bastante diferentes entre si, mesmo que os caminhos se cruzem durante a leitura e releitura do livro-jogo.

Os finais são bastante diferentes e em grande quantidade, o que é algo notório para um livro-jogo.

Considerações finais
Owned foi um livro-jogo que levei meses para ler, jogar e aprender mais sobre André, seus desafios, as moças personagens que ele tenta conquistar e tudo mais. Foi uma aventura e tanto!

Definitivamente, apesar da linguagem bastante juvenil, o livro consegue transmitir em alguns momentos um cenário bastante adulto envolvendo sensualidade e até mesmo canalhice dependendo das escolhas do leitor. Isso se deve ao fato de que Simone, a autora, brinca com o leitor como se “cada André” fosse um protagonista diferente. As consequências de cada escolha são bem claras na trama e a releitura do livro traz aspectos semelhantes de escolhas anteriores, porém com possibilidades de apontar para um final de diferente.

Em se tratando dos muitos finais dos livros – bons, ruins e neutros – alguns trazem um sentimento de injustiça na leitura, como se algo estivesse faltando ou tivesse sido tirado da experiência “daquele André”: as escolhas moldam um protagonista com características diferentes de acordo com as reações das moças que serão (ou não!) conquistadas.

Uma obra brasileira, muito bem estruturada e com alto valor de rejogabilidade, mesmo em uma história juvenil com um toque adulto. Recomendadíssimo!

A versão impressa do livro-jogo vem com extras muito interessantes sobre dicas de escolhas (recomendado apenas após já ter lido algumas vezes), guias do jogo, informações sobre como a obra foi feita e referências da autora em geral. Clique aqui para visitar o site da editora e adquirir a sua!

Pontos positivos
– Alta rejogabilidade com finais diferentes
– Consequências claras com base nas escolhas do leitor
– Obra brasileira muito bem organizada

Pontos negativos
– Linguagem e cenários bastante juvenis