Resenha – Discoveries

“Em 1803 Meriwether Lewis e William Clark iniciaram uma expedição que durou três anos e percorreu todo território selvagem e desconhecido dos Estados Unidos. Os aventureiros desbravaram o oeste do país e catalogaram um número incontável de novas espécies de animais e plantas, desenharam mapas e entraram em contato com novas tribos de nativos americanos.” – Página do jogo na Meeple BR

discoveriescaixa1

Discoveries: The Journal of Lewis and Clark (algo como “Descobertas: O diário de Lewis e Clark” em tradução livre) é um jogo de Cédrick Chaboussit com a arte de Vincent Dutrait que foi lançado em 2015 lá fora e veio para o Brasil este ano de 2018 pela parceira Meeple BR Jogos.

A resenha divina foi feita com base na versão brasileira do jogo, portanto todos os agradecimentos ficam para a editora paulista! Clique aqui para adquirir o seu!

Mecânicas
– Construção de baralhos
– Rolagem de dados
– Coleção de componentes
– Alocação de trabalhadores

Em Discoveries cada jogador(a) age como um líder da expedição americana que cruzou o país séculos atrás, visando, ao final da partida, obter mais pontos de descoberta (vitória) através de informações anotadas no diário individual.

discoveries_geral1
Visão geral dos componentes

Para isso os(as) jogadores(as) recebem 5 dados para realizar as suas ações dentro do jogo. Cada dado possui 4 faces diferentes que servem para propósitos diferentes no jogo: caminhada, cavalgada, diário e índios.

discoveries_partida1
Exemplo de tabuleiro do jogador em partida

Durante sua vez, cada um possui apenas duas ações: alocar os dados do mesmo tipo no seu tabuleiro individual, assim planejando as ações que vai realizar no decorrer da partida ou recolher todos os dados da sua cor estejam eles no tabuleiro central ou ainda com os(as) oponentes. Também é possível recolher os dados de um dos lados do tabuleiro. Isso porque alguns dados em boa parte das ações vai para o tabuleiro central.

discoveries_cartapontos1
Cartas de exploração e carta de pontuação

Por fim, existem cartas tanto de exploração quanto de índios que dão pontos no caso do primeiro tipo e novas possibilidades de ações no caso do segundo tipo. Quando um jogador precisar pegar cartas de exploração do tabuleiro central e não poder repor as mesmas, a partida acaba.

discoveries_indios1
Cartas de índios

Considerações finais
Um típico jogo de tabuleiro leve e com boas camadas de estratégia, Discoveries proporciona partidas tranquilas e relativamente rápidas ao mesmo tempo que diverte.

Esta é uma continuação adaptada de um “irmão mais velho” chamado Lewis & Clark (spin off), do mesmo autor e artista. Enquanto o tema é relativamente próximo, aqui temos um jogo mais leve e mais familiar, o que facilita a entrada de jogadores novos no hobby enquanto também entretêm os jogadores mais experientes.

A sorte dos dados é facilmente mitigada através das cartas de índios americanos do jogo, portanto esse é um ponto crucial do jogo: ter ações diferentes e novas possibilidades de alocar os dados é tão importante que vale a pena também avisar aos novatos sobre isso – e esse aviso dá super certo.

Existe alguma repetição no jogo (jogar dados, alocar dados, pegar cartas), porém não é algo que deixe as partidas chatas. Uma vez que se tome gosto pela exploração dentro do jogo, facilmente o grupo joga mais de uma vez Discoveries.

Pontos positivos
– Fácil de aprender e ensinar
– Alocação de dados de forma fácil e estratégica
– Diverte ao mesmo que tempo que exige escolhas interessantes
– Diversas formas de se mitigar a sorte

Pontos negativos
– Um pouco repetitivo, mesmo não sendo maçante