Ao boardgame designer brasileiro, com carinho…

Nos últimos anos, antes mesmo de fundar o blog, a experiência de ser playtester – o camarada que testa de maneira específica ou geral um jogo diversas vezes –  já fazia parte da minha forma de curtir o hobby que são os jogos de tabuleiro. Também nesses últimos anos o número de criadores de jogos aumentou, assim como catálogo brasileiro de jogos nacionais e licenciados.

Visando ajudar esse cenário dos grandes eventos do Brasil como o Diversão Offline e outros, fiz esta postagem com pequenas dicas interessantes para os criadores. Portanto, aos criadores de jogos de tabuleiro brasileiros, tudo aqui é para vocês, com carinho!

Aprenda a explicar
meeting-explainCada boardgame designer, ou simplesmente criador de jogos de tabuleiro, perde muito do seu público em potencial por não saber explicar o próprio jogo. Seja simpático, explique bem e objetivamente. Na dúvida, treine em frente à um espelho e observe as suas expressões!

Crie uma versão de demonstração
Em eventos de grande porte, as pessoas não vão para ficar duas ou três horas jogando apenas um único jogo. Seu jogo não vai agradar a todos e é necessário atingir o máximo possível de pessoas. Tire rodadas, comece com mais cartas ou recursos, comece da metade, simplifique o combate, enfim: torne a experiência mais curta e agradável possível.

Interagir antes de jogar
meetingNão tenha vergonha de interagir com todos, independente se querem jogar seu jogo ou não. Converse antes de um evento ou durante a preparação do seu jogo com pessoas interessadas, profissionais do mercado ou da sua região, faça amizades. Lembre-se da máxima: quem não é visto, não é lembrado.

O silêncio vale pontos de vitória
Dê atenção a todos de maneira igual: dos mais chatos e rígidos jogadores ao mais divertidos e descompromissados. Claro que vale uma atenção especial aos jogadores mais experientes que você, pois  os veteranos ajudam a melhorar o protótipo, mas não deixe alguém de lado. Nem tudo vai ser aproveitado, mas tudo deve ser escutado com muita atenção. Aqui vale gravador, caderno de anotações, vídeos ou fotos.

Não mexa no seu brinquedo!
board-games-setNinguém gosta de ser interrompido enquanto se diverte, correto? Portanto, não atrapalhe! Explique as regras básicas da sua versão de demonstração, explique como se ganha a partida e também quando a partida termina. Porém, a não ser que peçam, não dê dicas, não interfira no caminho escolhido por alguém para tentar vencer a partida, nem faça “caras e bocas”!

Observe com discrição
Não vale ficar escrevendo, filmando ou tirando fotos o tempo todo. Antes de começar uma nova partida, faça suas anotações da anterior, depois que os jogadores já saíram da mesa, pois há quem não goste da sensação de estar sendo “cobaia”, mas quer jogar mesmo assim.

Em tempo e por se tratar de jogos, eventos e possivelmente editoras, parabéns aos jogos e editoras que ganharam o prêmio Ludopedia este ano! Você pode conferir os ganhadores de todos os prêmios clicando aqui.

Créditos dos ícones:
Icons made by Freepik from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY