Tokaido: versão digital

Agora você pode ir de Kyoto a Edo em qualquer lugar!  “Tokaido” foi uma estrada que ligava Edo à então capital do Japão, Kyoto. Construída no xogunato de Tokugawa Ieyasu, ela possuía em sua extensão cinquenta e três estações de correio nas quais havia estábulos, acomodações e alojamentos para os viajantes.


Tokaido também é um belíssimo boardgame, criado por Antoine Bauza, ilustrado por Xavier “Naïade” Durin e publicado pela Funforge, que recria uma viagem pela histórica estrada. Nele, de três a cinco jogadores devem alternar turnos, avançando na estrada e parando em pontos chave para obter souvenires, pintar panoramas, se banhar em fontes termais e comer nos alojamentos, acumulando pontos – vence aquele que conseguir “aproveitar” da melhor forma o que a viagem tem a oferecer.

Antoine Bauza e Xavier “Naïade”

Tokaido já foi traduzido para 14 idiomas – incluindo Português pela Galápagos jogos -, ganhou uma lindíssima edição de luxo e agora se encontra disponível em plataformas digitais. Disponível para iOS e Android, a versão digital é uma representação do jogo original base – sem as expansões Crossroads e Matsuri. O jogo usa as mesmas regras do jogo de tabuleiro, ricamente ilustrado e animado, sendo possivelmente um dos mais belos jogos de tabuleiro digitais já feitos.

Ainda é possível jogar em modo solo contra IAs, em modo “pass and play” e em multiplayer online. Além disso, o jogo está disponível em seis idiomas: Inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e português brasileiro!

Na Google Play Store o jogo possui preço padrão de R$18,99, enquanto na iOS Apple Store ele custa US$ 6,99.