Meeple Mostarda #09 – Notícias de jogos do Brasil e do mundo

Seguem as notícias do Brasil e do mundo nos jogos tabuleiro de acordo com nossa autoridade local, senhor Coronel Mostarda! Clique aqui para assistir o vídeo desta pauta!

Mundo

Resident Evil 2 nos tabuleiros
Como a gente não estava na GenCon pessoalmente, algumas coisas acabam chegando atrasadas por aqui, que foi o caso do primeiro jogo de miniaturas da franquia Resident Evil. A Steamforged anunciou durante a feira que adquiriram a licença da série e o primeiro jogo vai ser baseado no Resident Evil 2, um jogo completamente cooperativo. Ele está previsto pra entrar em financiamento coletivo no Kickstarter agora em setembro.

Trens franceses e no velho oeste
A Days of Wonder anunciou que vai lançar uma nova versão do Ticket to Ride, dessa vez na França. O jogo vai vir com um mapa de duas faças, uma com o território francês e o verso com um mapa do velho oeste americano, cada um com mecânicas diferentes. No lado da França, as cores dos trilhos são decididas pelos jogadores ao longo da partida, e no lado do Velho Oeste, os jogadores tem cidades natais de ondem devem partir, criando suas rotas particulares. A nova versão deve sair em Outubro, com preço sugerido de 45 dólares.

Pandemia na Holanda
Outro clássico que deve ganhar uma nova versão em breve é o Pandemic. Chamada Pandemic Rising Tide, os jogadores agora devem proteger a Holanda do mar, onde as ondas ameaçam o país. O jogo deve sair no final desse ano.


Explorando os Andes

A dip games anunciou um novo jogo do autor de Orleans, chamado Altiplano. Ele vai se passar nos Andes e vai usar a mesma mecânica de bag building que tem no Orleans. O jogo está previsto para aparecer na feira de Essen desse ano.

A vida em Montana
A White Goblin anunciou um novo jogo do autor do Istanbul, vencedor do Spiel des Jahres. O jogo se chama Montana e leva como tema a vida no estado americano. Os jogadores vão precisar contratar funcionários, adquirir recursos e construir primeiro seus edifícios. O jogo está previsto também para Essen.

Pioneer Days é o novo lançamento da TMG
Já que estamos falando da vida no campo, a TMG anunciou um jogo chamado Pioneer Days, onde os jogadores montar um grupo de garimpeiros e tentar sobreviver a secas, enchentes, fome e doenças na Oregon Trail. O jogo vai usar como mecânica principal o draft de cartas. Ele deve sair até o fim do ano lá fora.

Zooloreto ganha versão para 2 jogadores
O jogo Zooloreto vai receber uma versão para dois jogadores. Chamada Zooloreto Duel, ele vai misturar o Zooloreto normal com o Coloretto num jogo de cartas onde vão tentar juntar sets de animais. Devemos ver mais coisas dele também na feira de Essen.

Catan em VR
Outro jogo que vai ganhar uma versão não tão tradicional é o Catan. Saiu recentemente um trailer anunciando uma versão em realidade virtual do clássico. Ainda não saíram muitos detalhes, mas provavelmente agora vai ser muito mais real trocar ovelhas por trigo.

Diamantes e chocolate
O jogo Cacao, que saiu recentemente aqui no Brasil, vai receber sua segunda expansão lá fora. Ela se chama Diamante e vai acrescentar quatro novos módulos ao jogo, desde peças novas a novos trabalhadores, e você pode usar todas ou algumas durante a partida. O lançamento está previsto adivinha pra quando? Isso mesmo, pra feira de Essen no final de Outubro.

A irmandade de Marco Polo
Outro jogo famoso que vai ter expansão é o Marco Polo. O nome foi divulgado só em alemão por enquanto, mas a tradução seria algo como A Irmandade de Marco Polo, e ela deve acrescentar o quinto jogador, um novo tabuleiro com a cidade de Veneza, onde os jogadores vão poder construir edifícios, novas fichas de cidade, personagens e cartas de ação. A expansão está prevista para Outubro desse ano.

Nova expansão para Kingdom Builder
Ainda falando de expansões, a Queen Games anunciou uma expansão para o vencedor do Spiel, Kingdom Builder. Chamada Harvest, ela vai adicionar um novo terreno que só pode ser expandido através de outro terreno, novas estruturas e novas cartas de objetivo. Devemos ver mais sobre ela na feira de Essen.

Battle for Rokugam e nova caixa de Star Wars Destiny
A Fantasy Flight fez 2 anúncios essa semana. O primeiro deles é de um jogo novo chamado Battle for Rokugam, um jogo que se passa no mesmo universo do Legends of the Five Rings. Cada jogador vai comandar um clã em busca de honra e territórios. O jogo parece ter muitos detalhes e componentes, e deve sair no primeiro trimestre do ano que vem, com um preço sugerido de 40 dólares.
O segundo anuncio foi de uma caixa para 2 jogadores do Star Wars Destiny. Ela vai trazer novas versões do Kylo Ren, da Rey, do Poe Dameron e da Capitã Phasma, além de cartas novas, num conjunto completo para 2 jogadores jogarem. Ela já está disponível la fora com um preço sugerido de 30 dolares.

Brasil

Gnomópolis será lançado pela Conclave
A Conclave aqui no Brasil realizou uma live na pagina do facebook da editora, reforçando os anúncios que foram ditos no Diversão Offline, mas com uma novidade no meio. Eles anunciaram que vão produzir o jogo Gnomopolis, do Igor Knop, do canal Jogatina na Batista, e do Patrick Matheus, um dos criadores do Masmorra de Dados, um dos maiores sucessos dos financiamentos coletivos nacionais. No jogo cada jogador vai usar seus gnomos coloridos para ativar suas construções, chamar mais gnomos para a vila ou treiná-los. Ainda não foi divulgada uma data de lançamento pro jogo.

Diversos teasers vindo pela Kronos
A Kronos Games vem fazendo alguns teasers na sua página do Facebook. O primeiro deles foi do jogo Eminent Domain. Alguns dias depois eles postaram cenas do concurso Scoville, remetendo ao jogo com o mesmo nome. Meia hora depois, uma imagem do jogo Star Trek Ascendancy. Em seguida uma imagem do jogo Joraku e por fim, ilustrações da Katy Lipscomb, que ilustrou o jogo Zooscape. Alguns dias depois, eles também mostraram os jogos Lord of Waterdeep, Harvest e Harbour. E aí, será que eles vão trazer todos esses? Deixa aí nos comentários a sua opinião.

Investimento em jogos de tabuleiro
Por fim, um recado do pessoal da Nogall! Pra quem não conhece, eles são investidores de jogos de tabuleiros e estão procurando jogos promissores para investirem até 10 mil reais em uma campanha de financiamento coletivo.  Seu jogo precisa estar o mais próximo de uma versão final e você tem até o dia 27 de outubro pra enviar para avaliação. Pra quem quiser saber os detalhes certinho, eu vou deixar um link aqui na descrição pra vocês poderem acessar.

Opa! Por essa semana é isso, soldados! Comenta aí embaixo o que você achou das notícias, e se quiser conferir elas na versão em vídeo, é só acessar este link aqui. Até a semana que vem!