Os jogos premiados da Meeple BR

O ano de 2019 começou muito bem para a editora paulista Meeple BR, pois alguns dos seus jogos foram internacionalmente premiados em diversos países.

A começar com Clãs da Caledônia, lançado pela Meeple BR em 2018, que ganhou no começo de janeiro um dos prêmios internacionais mais prestigiados do mundo dos jogos de tabuleiro, o prêmio alemão “MinD Spielepreis”, espécie de braço alemão da associação Mensa. O jogo levou o prêmio na categoria “Jogo Complexo”. O Mind Spielerpreis é uma premiação que vem desde 2010 homenageando os melhores jogos de tabuleiro do ano e a premiação é dividida nas categorias de jogos complexos e jogos curtos.

clans1
Clãs da Caledônia

Além de “Clãs da Caledônia” ganhar o “Mind Spielerpreis” em 2019, nos últimos dois anos outros sucessos da Meeple também fizeram bonito na premiação alemã: Terraforming Mars levando em 2018 e Orléans no ano anterior.

O Clãs da Caledônia já está em sua segunda reimpressão e coloca os jogadores diretamente na transição de uma Escócia baseada em agricultura para uma nação industrializada. Dentro desse cenário, sobra para o uísque a responsabilidade de manter o país unido e próspero.

A premiação francesa Diamant D´Or, anunciou seus vencedores e os dois primeiros lugares ficaram com jogos da Meeple BR. O segundo colocado, Newton, recentemente lançado no Brasil e o primeiro, “Underwater Cities”, que já tem lançamento previsto para o segundo semestre chegando aqui com o título de Cidades submersas. Os jogos ainda ganharam a companhia de “Prehistory” na terceira posição, ainda sem anúncio para ser lançado no nosso país.

newton1
Newton

Em “Cidades Submersas”, cada jogador assume uma das grandes mentes do Planeta Terra. Sua função é encontrar uma solução para o descontrole populacional e isso significa criar um projeto ambicioso de cidades abaixo do mar, com domos para viver e um sistema de tubos que tornariam possível a vida debaixo d´água. Já em “Newton”, ainda a ser resenhado pelo blog divino, cada jogador é um jovem cientista em busca do conhecimento que o levará para mais perto desses gênios que ditaram o pensamento da época. Para isso é preciso estudar, viajar, conhecer universidades e conseguir dinheiro para bancar tudo isso!

cities1
Cidades submersas

Por fim, a premiação norte americana do site Meeple Mountain colocou Root como o ganhador de algumas categorias do Diamond Climber Board Game Award 2018. O site tem quatro anos de existência, mas de lá para cá criou uma base de conteúdo comandada por 30 jornalistas. A quantidade de profissionais possibilitou a criação o “Diamond Climber Board Game Awards” que premia 12 categorias de jogos de tabuleiro todo ano. No caso de Root, além de levar o prêmios de Melhor arte, ainda ficou com o “Game of the year”. Além desses, a expansão Ribeirinhos (que também chega ao Brasil pela “Meeple BR”) ficou ainda com o prêmio Melhor Expansão.

rootcaixa1

No jogo cada jogador pode incorporar uma das quatro facções que lutam pelo domínio da floresta, onde cada uma delas com objetivos diferentes e estratégias ainda mais únicas. Portanto, traçar seu jogo necessita de adaptação e inteligência.

Parabéns para a editora Meeple BR e sucesso nos lançamentos premiados! Boas partidas a todos os leitores divinos!