Resenha – Sapotagem

“Agora você é um agente do S.A.P.O. – Sistema Anfíbio de Pulos e Operações. Seu objetivo é observar e enviar sapos das maiores agências nem tão secretas assim para missões de reconhecimento e captura de facções criminosas do reino animal!” – Caixa do jogo

sapotagemcaixa1

Sapotagem é um jogo de cartas brasileiro de 2015 que foi lançado pela ACE Studios com a autoria de Warny Marçano (Space Cantina) e de Fel Barros (Warzoo), com as artes de Lucas Ribeiro (Space Cantina, Die die, DIE!, Encantados). Agradecimentos divinos à editora!

Mecânicas
– Gestão de mão
– Colecionar componentes
– Vazas

Em Sapotagem todos(as) os(as) jogadores(as) são agentes da agência S.A.P.O. (Sistema Anfíbio de Pulos e Operações) e o objetivo de cada um é capturar cartas de animais a fim de realizar pontos de vitória. Porém, existem quantidades certas para pontuações positivas e também para pontuações negativas.

sapotagem_geral1
Componentes

Para atingir esse objetivo, a mecânica de vaza é utilizada. A mecânica de vaza consiste em cada jogador descer uma carta aberta de sua mão a fim de levar as cartas que estão na mesa, seja por valor maior em números ou por uso de “trunfo”, a “super carta” da rodada que vence todas as outras cores. O(a) jogador(a) que vence a vaza, captura todas as cartas para si.

sapotagem_trunfo1
Trunfo atual, vermelho, e o próximo, azul

Com isto posto, a cada rodada a carta de maior valor vence ou carta de trunfo vence. O “trunfo” em Sapotagem é sorteado antes de cada rodada começar e assim existe uma cor que vence as anteriores. Para o caso de um ou mais trunfos serem jogados na mesma rodada, o trunfo de maior valor vence.

sapotagem_bomba1
Cartas de bomba-relógio

Ainda existem cartas de bomba-relógio, com valor 13 (o maior do jogo), mas que dão pontuação negativa dependendo da quantidade colecionada. Para auxiliar a não colecionar essa cartas, existem as fichas especiais de “pulo” que deixa o jogador sem jogar.

sapotagem_pulos1
Fichas de pulos

Vale destacar que os autores criaram 25 variantes que brincam com as regras do jogo base: jogo com cor de trunfo fixa, vitória com a menor pontuação, tabelas alternativas de pontuação final, jogos em dupla, exclusão das fichas de pulo e muitas outras!

sapotagem_pontuacao1
Exemplo de pontuação

Considerações finais
Para quem gosta de jogos de vaza (mecânica também conhecida como “truque”), Sapotagem é um prato cheio. O jogo base abrange jogadores novos no mundo dos tabuleiros, assim como também novos na mecânica, porém ajuda a idosos e crianças a entenderem o conceito básico do jogo.

Esse conceito básico está ligado à fluidez de como as rodadas se dão para rumar à vitória. As cartas possuem diferentes cores para serem jogadas a fim de vencer a vaza e também possuem diferentes cores de facções de animais diferentes. Isso acrescenta mais informações importantes que precisam ser levadas em consideração a todo momento.

A cada rodada o trunfo pode mudar e isso traz uma mudança bem bacana para o jogo. Apesar de infelizmente o jogo ser para no mínimo 3 jogadores, duas pessoas conseguem simular uma partida com um jogador fantasma.

Por fim, as variantes acrescentam desafios diversos que trazem mais fôlego ao jogo base prolongando as formas de se divertir e evitando que fique repetitivo. Em cima disto, para quem simplesmente gosta de jogos de vaza, podem adaptar facilmente a maioria das variantes para um baralho comum, ainda inclusive utilizando somente os números e cores como naipes das cartinhas de Sapotagem.

Pontos positivos
– Simples de aprende e ensinar
– Prende a atenção quanto às facções de animais
– Pontuação diferente do que se vê em jogos de vaza
– Dezenas de variantes para jogar de formas diferentes

Pontos negativos
– Sem as variantes, pode se tornar repetitivo