Resenha – Medici

“Em Medici, você trabalha para uma casa mercante durante a competitiva, mas lucrativa, era da infame família Medici. Navios velejam pelo Mediterrâneo e além, em busca de raras e valiosas mercadorias e lucrativos mercados para os bens que você compra.” – Manual do jogo, versão PaperGames

medicicaixa

Medici é um jogo de tabuleiro clássico, originalmente lançado em 1995 na Europa, com a autoria de Reiner Knizia e que teve sua última edição publicada no Brasil este ano pela PaperGames, totalmente em português brasileiro!

Agradecimentos à editora paulista PaperGames! Visite o site da empresa clicando aqui!

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Leilão
– Force sua sorte

Em Medici cada jogador(a) é um comerciante que quer adquirir e vender bens, aumenta sua fortuna, tudo isso em uma Itália do século XV. Para atingir esse objetivo, em seu turno os jogadores separam cartas de bens para um leilão dentre todos à mesa e, ao final da partida, somam o dinheiro adquirido.

medici_geral1
Componentes

Na sua vez, cada jogador(a) ativo(a) revela de uma a três cartas de bens e pode parar quando desejar. Em sentido horário, cada oponente dá um lance único a partir de 1 unidade de dinheiro do jogo para tentar comprar o conjunto de cartas à mesa, sendo que o jogador que colocou as cartas dá o lance final se quiser. Quem ganhar aquele conjunto de cartas coloca todas as mercadorias em seu barco. Isso continua acontecendo até que todos tenham preenchidos seus barcos com mercadorias (cinco no total para cada um).

medici_setup1
Exemplo de preparação para dois jogadores

Feito isto, a rodada passa para uma fase de pontuação onde ganha-se pontos de acordo com alguns critérios: os dois primeiros que tiverem maior quantidade nas mercadorias do jogo avançam na trilha respectiva daquela mercadoria e quem tiver um somatório maior em todas as suas mercadorias no barco também ganha um bônus. Em certos pontos das trilhas de mercadorias também existem bônus específicos, o que permite que um jogador se “especialize” nesta ou naquela mercadoria.

medici_barco1
Barco para colocar os bens e a extensão para 2 jogadores

Vale lembrar que os pontos adquiridos no jogo também constituem o dinheiro de cada participante. A partida dura três rodadas completas, ou seja, três fases de leilão e de pontuação. Quem tiver mais florins, o dinheiro do jogo, ganha a partida.

medici_bens1
Os bens a serem vendidos e o ouro, coringa do jogo

Considerações finais
Medici é um jogo clássico, de 1995, quando “tudo era mato” no mercado de jogos de tabuleiro no Brasil. Este é um jogo clássico de criador de jogos clássico que foi ganhando diversas novas versões conforme os anos foram passando e o interesse das editoras do mundo todo criavam novas versões do mesmo.

As regras se mantém fiéis ao estilo de jogos de Reiner Knizia, onde o tema em si é trabalhado o suficiente para atender ao aspecto estético do jogo, porém as mecânicas envolvidas são sólidas, bem trabalhadas e possuem regras simples.

Existe sorte ao comprar as cartas do baralho de bens e montar o conjunto leiloado, porém isso é possível de ser contornado, pois existem regras que permitem que um último jogador no leilão possa abrir cartas para si. Claro que, de toda forma, a sorte pode incomodar a estratégia de alguns.

Se especializar em uma mercadoria para ganhar os bônus do tabuleiro central não é tarefa fácil, porque as cartas são abertas e todos podem ver o que todos possuem ou já pontuaram anterior. Assim como também não é fácil gastar tanto dinheiro quanto se deseja para adquirir este ou aquele lote. Portanto, as escolhas em Medici são bem mais sérias do que aparentam.

Pontos positivos
– Regras simples de aprender e ensinar
– Mecânica objetiva
– Clássico republicado no Brasil
– Decisões interessantes e valiosas a longo prazo

Pontos negativos
– Lidar com a sorte das cartas em leilão