Resenha – Crop rotation: Bug plague

“A agricultura ensina que a rotação de culturas (em inglês, crop rotation) traz diversos benefícios para o  solo. Porém, ninguém nunca imaginou que essa ideia pudesse ser tão divertida!” – Manual do jogo

bugcaixa1

Crop rotation: Bug plague é um jogo brasileiro de autoria de Eduardo Guerra, lançamento de 2018 da editora Legião Jogos. A arte ficou por conta de Jonatas Bermudes, artista também da versão anterior que havia sido lançada pelo Studio Teia de jogos em 2016.

Agradecimentos à Legião jogos pelo jogo e pelo incentivo à resenha!

Mecânicas
– Colocação de peças
– Reconhecimento de padrão
– Rolagem de dados

O título Crop rotation: Bug plague segue muito de sua versão anterior, intitulada apenas “Crop rotation”, portanto não há necessidade de resenhar toda a mecânica novamente nesta postagem. Para quem quiser conhecer a mecânica base do jogo e também a qualidade do material feito pela gráfica profissional Game Maker, basta clicar aqui. Vale também visitar o site da gráfica e conferir o excelente trabalho que eles realizam.

bug_geral1
Componentes

As principais diferenças da versão anterior para esta são duas: o rondel que permite uma escolha mais estratégia e menos aleatória do bônus da rodada e o modo cooperativo, que é a expansão de conteúdo do jogo chamada de Bug plague (ou “praga de insetos”).

bug_cartas1
Cartas

O rondel de ações permite a escolha do bônus da rodada de forma direta e obriga o descarte de cartas. Já a expansão Bug plague acrescenta as peças de gafanhotos que entram no jogo para retirar as plantações que já existem de acordo com as coordenadas dos dados. Também possível entrar mais um gafanhoto em uma mesma jogada ou ainda eliminar as plantações de uma linha ou coluna praticamente de uma vez.

bug_resolvido1
Exemplo de carta resolvida

As partidas terminam da mesma forma no modo competitivo. Porém no modo cooperativo é preciso cumprir nova cartas de objetivos e impedir tanto o excesso de gafanhotos no tabuleiro quanto a falta de plantações.

bug_partida1
Exemplo de partida cooperativa

Considerações finais
A expansão bug plague é uma ótima forma de aumentar a jogabilidade de Crop rotation e isso fica claro conforme o desafio do competitivo se torna mais familiar com jogadores experientes no jogo. O novo desafio, agora de cooperar contra o jogo, traz um novo fôlego a um jogo leve.

Bug plague também muda a cada turno a estratégia de vitória e faz com que cada jogador tenha que realmente colaborar com o time, trocar ideias, traças novos caminhos a seguir. A aleatoriedade dos dados e de onde os gafanhotos vão entrar no tabuleiro tornas as coisas mais difíceis se a mesa de jogadores não colaborar consigo mesmo. Obviamente, sem um grupo certo o jogo pode se tornar maçante.

Por fim, Crop rotation ainda permanece um jogo leve e até descontraído, mas que possui seu potencial com mesa cheia e também com novatos. Para crianças a partir de 8 anos e idosos certamente é uma diversão única!

Pontos positivos
– Expansão com bom conteúdo
– Novo modo de jogo

Pontos negativos
– Sorte envolvida