Resenha – Macacos me mordam!

“Em Macacos me Mordam! cada jogador é um macaco tentando subir em uma árvore para coletar o maior número possível de bananas.” – Página do jogo na Ludopedia

macacoscaixa1

Macacos me mordam! é o primeiro jogo infantil da nova editora carioca Curió Jogos, lançamento deste ano. Um jogo brasileiro de autoria da mestre jornalista Isabel Butcher e da doutora em física Graziela Grise. A arte ficou por conta da ilustradora brasileira Taline Schubach que já ilustrou diversos livros infantis no país. Clique aqui para visite o site da editora!

Mecânicas
– Colocação de peças
– Coleção de componentes

Em Macacos me mordam! todos os(as) jogadores(as) são macaquinhos(as) e querem comer bananas. Para vencer será necessário empilhar as partes da bananeira, pegar as bananas e torcer para não derrubar a árvore!

macacos_geral1
Visão geral dos componentes

No seu turno cada jogador pode ou pendurar sua ficha de macaco e tentar pegar uma banana ou aumentar a árvore através da colocação das cartas de tronco e copa. Com isso mais bananas ficam disponíveis para serem pegas, mas a árvore balança mais!

macacos_setup1
Jogo pronto para começar

Se, no seu turno, alguém derrubar a árvore perde uma banana. Se derrubar a árvore e prejudicar o próximo jogador, tem que dar uma banana para este que foi prejudicado. Quem conseguir 8 bananas primeiro, ganha.

macacos_arvore1
Exemplo de árvore bem alta!

Considerações finais
Este é um jogo brasileiro, infantil, divertido e absurdamente simples. A parte mais divertida é certamente aumentar o tamanho da árvore e ver os adversários – principalmente a criançada – derrubando quase tudo sem querer!

A ideia é próxima de um outro lançamento, Rhino Hero, porém aqui as regras são mais focadas na corridinha de fazer os 8 pontos de banana primeiro. Até mesmo a condição de vitória é temática e as autoras tiveram a preocupação de encaixar a arte, componentes e mecânica com o tema em si. É apaixonante perceber como se ri facilmente em uma partida.

O único ponto que poderia ser melhorado no jogo seria a marcação da quantidade de bananas a serem colocadas por carta de copa de árvore, pois os círculos são claros demais.

Pontos positivos
– Simples e fácil de aprender e ensinar
– Diverte a criançada com muita facilidade
– Jogo e artes brasileiros em um produto de ótima qualidade

Pontos negativos
– A marcação das bananas nas cartas de copa de árvore poderiam ser melhores