Resenha – Lobisomem por uma noite: Monstros

“Agora os aldeões contarão com ajuda de bruxas e vampiros e terão que tomar cuidado com zumbis e outros monstros enquanto tentam derrotar os lobisomens.” – Página oficial do jogo

lobmonstroscaixa1

Lobisomem por uma noite: Monstros é o segundo jogo da linha Lobisomem por uma noite, criada por Akihisa Okui (One night ultimate werewolf) e com arte de MonsterOctopus, lançado lá fora em 2015 e aqui no Brasil este ano de 2018 pela editora paulista Mandala Jogos.

É com base na edição brasileira do jogo festivo que esta resenha foi feita! Visite o site da Mandala jogos!

Mecânicas
– Jogadores com diferentes habilidades
– Jogo em equipe
– Votação

Assim como em sua versão anterior, o jogo Lobisomem por uma noite, agora essa segunda edição com a versão “monstros” traz novamente a ideia da vila que sofre com ataques de lobisomem durante a noite. Dessa forma o jogo é dividido em duas fases distintas: a fase do dia onde os jogadores debatem, blefam e tenta influenciar o voto dos oponentes; e a fase da noite onde os jogadores realizam os poderes dos seus personagens.

lobmonstros_geral1
Visão geral dos componentes

Da versão anterior para esta, novos personagens chegaram para acrescentar novas pequenas mecânicas à fase da noite de cada partida: Mortos-vivos, bruxa, caçador e vampiro. Além dos novos personagens, também existe um novo time, pois os mortos-vivos podem ganhar por conta própria.

lobmonstros_personagens2
Mortos-vivos podem ganhar sozinhos agora

Os lobisomens ainda estão presentes, agora tentando manter ao menos um membro do time vivo, precisam eliminar os aldeões e vice-versa. O time de mortos-vivos, como já descrito, pode ganhar por conta própria e depois da primeira noite, quem for eliminado determina qual time foi o vencedor.

lobmonstros_personagens1
Novos personagens e habilidades

Considerações finais
O principal ponto a se levar em consideração nesta nova edição são os novos personagens e o novo time. O que antes existia de pouca interação em um jogo bem rápido, agora existe de mais interação em jogo bem mais interessante: os novos personagens permitem uma participação mais significativa de cada jogador em geral.

Agora que existem três times e novos personagens com poderes diferentes, cada equipe tem mais a colaborar durante a partida, aumenta ainda mais o nível de blefe, inclusive aumentando o papel de importância dos aldeões.

A partidas poderiam ter algum elemento para durar um pouco mais, porém, mesmo com tanta rapidez em se eliminar alguém, já é possível para outra partida imediatamente.

Pontos positivos
– Mais personagens e habilidades
– Novo fôlego a um jogo divertido
– Fácil de aprender e ensinar

Pontos negativos
– Apesar de mais dinâmicas, algumas partidas podem ser rápidas demais