Resenha – Arcane Festival (protótipo)

“Você é um feiticeiro renomado que foi convidado para se apresentar no maior festival de magia! Porém, você tem somente alguns dias para treinar seus feitiços e planejar o seu show!” – Página oficial da campanha de financiamento

arcanecaixa1

Arcane Festival é o primeiro jogo de Mario Nosoline, engenheiro que resolveu seguir em frente com a criação de jogos de tabuleiro usando seu conhecimento profissional em engenharia e animação 2D. O jogo está em campanha de financiamento, clique aqui para conferir!

Mecânicas
– Seleção de cartas
– Coleção de componentes

Em Arcane Festival, cada jogador(a) é um(a) feiticeiro(a) renomado(a) que foi convidado(a) para se apresentar no maior festival de magia que existe, porém cada um só tem alguns poucos dias para treinar seus feitiços e planejar sua apresentação!

arcane_geral1
Visão geral das diversas cartas do jogo

A partida acontecendo durante o período em cada todos foram convidados até o momento da apresentação que é a pontuação final. Para se preparar, em seu turno, cada jogador possui uma ação para realizar que pode ser: baixar uma carta, anexar uma carta ou comprar uma certa quantidade de cartas para manter. Ainda é possível fazer algumas ações extras para melhor gestão das cartas.

arcane_cartas1
Diversos tipos de cartas para combos de apresentação

Caso os jogadores consigam baixar combinações específicas de cartas, além dos pontos normais uma pontuação extra é dada. O jogo acaba quando todas as cartas de eventos tiverem sido realizadas e o número delas varia de acordo com a quantidade de jogadores.

arcane_combo1
Exemplo de combo valendo pontos extras

Considerações finais
Arcane Festival é uma boa opção de jogo de tabuleiro apenas com cartas. Lembra um pouco a ideia de gestão de cartas do Magic, principalmente o “motor” que se cria de comprar, baixar e anexar, porém é algo bem aplicado de forma geral.

O tema do jogo, enquanto presente de forma satisfatória, poderia ser um pouco ser mais explorado para o um lado mais de apresentação: existem muitas cartas de elementos no jogo que são interessantes, mas senti falta cartas que focassem na apresentação do show em quantidade maior. As cartas de eventos dão a impressão de estarem mais ligadas ao tema do que as cartas usadas nas apresentações.

Os combos, ou combinações de cartas para o show dos feiticeiros, são muito legais e definem claramente um caminho a se seguir dependendo da mão de cartas dos jogadores. Algo que pode gerar futuramente mais conteúdo no jogo, pois a diversão de caçar as cartas, ainda que lidando um pouco com a sorte, é garantida.

Para uma primeira criação de um autor novo, a aposta foi bem feita: um produto bem apresentado, que possui espaço para mais conteúdo e que possui poucas regras.

Pontos positivos
– Jogo relativamente fácil de aprender e ensinar
– Muita rejogabilidade pela quantidade de cartas
– Combinações de cartas interessantes

Pontos negativos
– Tema poderia ser melhor explorado