Resenha – Grasse (protótipo)

“Se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume.” – William Shakespeare

grasse_caixa1

Grasse – Mestres perfumistas é um jogo brasileiro de autoria de Bianca Melyna com a co-autoria de Moisés Pacheco e ambos são gestores do estúdio de criação Moby Studios. Esse é o segundo lançamento do estúdio e do casal (sendo o primeiro o jogo Overdrive pela editora Sherlock S.A.), porém agora o jogo será lançado em parceria e com a produção da Ludens Spirit até o final de 2018.

O jogo Grasse se encontra em financiamento e já foi financiado com sucesso, além de também possuir diversas metas estendidas já alcançadas. Confira aqui a campanha!

Mecânicas
– Alocação de trabalhadores
– Colecionar componentes,
– Pegar e entregar

O objetivo de Grasse é fazer a maior pontuação possível através dos diversos locais e ações presentes no tabuleiro, além de também atender aos requisitos adicionais de pontuação que são acionados ao final de cada partida. Obviamente, todos precisam criar perfumes para isso!

grasse_geral1
Visão geral dos componentes do protótipo no organizador

Após a preparação do jogo, onde as essências e bases são colocadas no tabuleiro, cada jogador(a) conta com seus trabalhadores para realizar alguma das ações disponíveis no tabuleiro e, logo em seguida, move seu peão para um dos espaços no meio do tabuleiro a fim de recolher recursos. Os recursos são sempre bases ou essências para fazer perfumes em geral. Os jogadores já começam com recursos suficientes para criar um perfume.

grasse_tabuleiro1
Detalhe da parte central do tabuleiro

No tabuleiro sempre existem 5 ações fixas e ações adicionais são abertas a todos, onde cada trabalhador alocado ali gera um resultado diferente: trocar recursos de lugar, obter dinheiro, cartas de técnica e outros. Conforme o número de jogadores, outras ações são adicionadas ao jogo e também a cada rodada uma ação extra sempre é revelada. Na prática, em um jogo para dois jogadores por exemplo, o tabuleiro fica com 6 ações adicionais ao final da partida: duas por conta do número de jogadores e mais quatro aleatórias que são colocadas sempre em jogo.

grasse_biombo1
Tudo fica escondido atrás do escudo

A partida dura exatamente quatro rodadas onde os jogadores precisam criar os perfumes, vender os mesmos e gerenciar seus recursos. No momento da pontuação, além dos pontos já conquistados por cartas de contrato, produção de perfume e outros, considera-se ainda os critérios de quem vende mais perfumes, quem produziu mais perfume de tipos iguais e diferentes e também quem acumulou mais perfumes sem vender.

grasse_pontos1
Pontuação adicional ao final da partida

Considerações finais
Grasse é um jogo ao estilo euro que traz uma proposta temática diferente e utiliza mecânicas já conhecidas de diversos outros jogos existentes no catálogo brasileiro. O que o torna um ótimo jogo e também o diferencia de diversos outros similares é justamente a forma simples e inteligente como as mecânicas conversam entre si, além do destaque na parte central do tabuleiro (obtenção de recursos).

Alocar seus trabalhadores e logo em seguida mover um trabalhador fixo no tabuleiro para pegar recursos traz uma ótima sintonia. O jogo à primeira vista engana, pois apesar do tema leve e da arte muito bem feita, Grasse é sem dúvida um jogo apertado onde é preciso fazer muito com o pouco disponível: a disputa das essências necessárias para ganhar aquele ponto extra ou o pagamento de moedas adicionais por já existirem outros trabalhadores em alguma ação demandam um bom planejamento e adaptação turno a turno.

Produção e arte são um show a parte, principalmente com tantas ótimas metas estendidas da campanha de financiamento (garrafinhas!).

Por fim, por ser um jogo um pouco mais apertado, pode não agradar a todos. Quanto mais jogadores, mais disputado o jogo fica o que também o torna mais divertido – e difícil também.

Pontos positivos
– Tema diferente bem implementado
– Regras simples de ensinar
– Produção de ótima qualidade
– Mecânicas que se integram muito bem

Pontos negativos
– Jogo apertado o que pode não agradar em geral